[Acelera Aí] Saiba como o Peugeot 3008 Griffe se saiu em nossa avaliação

Andamos no novo 3008, que abandonou o formato de monovolume da geração anterior e assumiu uma postura de SUV, com visual mais moderno. Destaques para a eficiência da conhecida dupla motor 1.6 THP e câmbio automático de velocidade e para a ampla lista de equipamentos de conforto e segurança.

 

Na frente, destaque para a grade pontilhada e os faróis com luzes de LED e desenho recortado

 

Design – É um carro completamente diferente da geração anterior. Destacam-se a frente mais verticalizada, o capô longo e horizontal, a grade frontal pontilhada, os faróis com luzes de LED e desenho recortado, a linha de cintura alta, as coberturas plásticas na parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e parte inferior das portas; lanternas traseiras de três partes e inseridas em um aplique na cor preta, teto de vidro panorâmico na cor escura e rodas de liga de 19 polegadas com desenho bem esportivo.

 

A linha de cintura alta e as rodas de 19 polegadas dão um toque de esportividade na lateral

 

Interior – O novo 3008 tem um habitáculo elegante e futurista, com toques de esportividade. Ao entrar, chamam a atenção o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, que pode ser configurado de acordo com o gosto do motorista; o conceito Peugeot i-Cockpit, que contempla um volante menor de base achatada e painel com informações no campo visual do motorista; o acabamento de boa qualidade, que mistura tecido e couro de boa qualidade; a tela do tipo touchscreen de oito polegadas do sistema multimídia e as seis charmosas e elegantes teclas de acesso ao rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

 

As lanternas de três elementos característicos da Peugeot estão inseridas num aplique na cor preta

 

Conforto – O espaço interno acomoda bem cinco adultos e o porta-malas é bem generoso, acomodando 520 litros. Mas o destaque tecnológico é o massageador para os bancos dianteiros. Um sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona cinco tipos de massagem diferentes nos ombros e na região lombar. Completam o conforto o console central refrigerado (ideal para sucos e aguas minerais), carregador de smartphones por indução, ar de duas zonas com saídas para o banco de trás, controle automático de velocidade, porta-luvas de oito litros e vários porta-trecos.

 

O conceito i-Cockpit junta o volante pequeno com informações no campo visual do motorista

 

Conectividade – Atualmente, uma das funções que o consumidor tem exigido dos novos modelos é a conectividade. E o sistema multimídia do 3008 é bem intuitivo e vem com a função Mirror Screen, que possibilita a reprodução da tela do smartphone para uma melhor utilização dos aplicativos. A função é compatível com Android Auto e Apple CarplayTM (a partir do iPhone 5). Com ela, é possível fazer ligações, escolher músicas, ler e escrever mensagens de texto, obter um itinerário, entre outras coisas.

 

Com turbo e injeção direta, motor 1.6 THP rende 165cv de potência (a 6.000 rpm)

 

Rodando – O novo 3008 é equipado com a já conhecida dobradinha do motor 1.6 THP (turbo com injeção direta de combustível) com o câmbio automático de seis velocidades (com opção de trocas junto ao volante), que funciona de forma eficiente, principalmente em acelerações e retomadas, sem exagerar no consumo (médias em torno de 13,2km/l na estrada). Suspensão tem comportamento mais esportivo, mas consegue absorver as irregularidades de forma razoável. A direção tem relação mais direta. Chama a atenção o baixo nível de ruídos interno. A câmera de ré resolve o problema da pouca visibilidade traseira.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Com fundo plano, porta-malas tem a generosa capacidade de 520 litros

 

Ficha Técnica

Motor – Quatro cilindros em linha, 1.600cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo e injeção direta, que gera 165cv de potência (a 6.000 rpm) e 24,5kgfm (a 1.400rpm)

Câmbio – Automático de seis velocidades, com possibilidade de trocas manuais junto ao volante

Suspensão – Na frente, pseudo-McPherson; e na traseira, semi-independente

Dimensões – Comprimento, 4,44m; largura, 1,90m; altura, 1,62m; e entre-eixos, 2,67m

Freios – A disco ventilado na dianteira e sólido na traseira

Peso – 1.567 quilos

Porta-malas – 520 litros

Tanque – 53 litros

Aceleração de 0 a 100km/h – 8,9 segundos

Velocidade máxima – 206km/h

Preço – R$ 145.990

Principais equipamentos – Bancos dianteiros com massageadores, ar de duas zonas, sistema multimídia com tela de oito polegadas, compartimento refrigerado no console, airbags laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, sistema de auxílio de partida em rampa, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, controle automático de velocidade e faróis full-led direcionais com regulagem automática de facho.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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