Festival de Fotografia de Tiradentes oferece palestras, exposições, workshops e muito mais!

Tiradentes recebe, entre os dias 7 e 11 de março, a 8ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes que, neste ano, envolve o trabalho de duzentos fotógrafos. O evento contará com uma agenda robusta composta por 17 palestras, 10 exposições, 24 lançamentos de livros com a presença dos autores e 16 workshops e cursos. Entre os destaques está a entrega do terceiro Prêmio Foto em Pauta para o Livro de Fotografia.

Eugênio Sávio, organizador do Festival de Fotografia de Tiradentes, explica que, a cada edição, o festival vai além das montanhas de Minas e se consolida como um evento do Brasil. Um exemplo é a exposição “Transoeste”, que teve a curadoria de João Castilho e Pedro David. Para preparar a  exposição, eles percorreram 4.500 km em 12 dias e se encontraram com 65 artistas nas cidades de Brasília (DF), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). A partir daí, selecionaram 25 autores que participam da obra que será apresentada no Festival. “O resultado desta exposição é fruto da iniciativa de percorrer o Brasil e de buscar novos autores”, acrescenta Eugênio.

Festival de Fotografia de Tiradentes (Divulgação/Foto em Pauta/Eugenio Savio)

Prêmio Foto em pauta

O Festival de Fotografia de Tiradentes, a Editora Tempo d’Imagem e a Ipsis Gráfica e Editora lançam, durante o festival, o livro HI-FI, de Daniel Kfouri, vencedor da terceira edição do Prêmio Foto em Pauta para o Livro de Fotografia.

O evento, também marca a abertura das inscrições para a quarta edição do prêmio que é aberta para trabalhos inéditos de artistas brasileiros ou residentes no Brasil. O objetivo é incentivar e difundir a produção fotográfica de artistas estreantes através da publicação de livro de pequeno formato, sem restrição de tema.

(Divulgação/Foto em Pauta/Eugenio Savio)

Sobre o Festival

Desde 2004 o projeto Foto em Pauta realiza em Belo Horizonte debates gratuitos e abertos ao público sobre o trabalho fotográfico brasileiro, além de possibilitar aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os próprios autores sobre a concepção do seu trabalho. Em Tiradentes, o Festival de Fotografia é realizado desde 2011 com a mesma proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira, e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil.

A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições e ministram palestras e workshops. O Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura tem o patrocínio do Banco Itaú, e o apoio do Itaú Cultural, SESI, UFMG e FIAT.

Serviço

8º Festival de Fotografia de Tiradentes

Quando? 7 a 11 de março de 2018

Onde? Centro Cultural Yves Alves, rua Direita, nº168 – Tiradentes/MG

Inscrições para as oficinas: www.fotoempauta.com.br/festival2017/workshop/

Informações sobre o festival: www.fotoempauta.com.br/festival2017

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!