4ª Mostra de cinema feminista chega a BH com mais de 60 sessões e rodas de conversa

A Mostra de Cinema Feminista chega a sua quarta edição estreando uma grade internacional em sua programação. O evento tem como missão dar visibilidade às produções cinematográficas realizadas por mulheres e promover debates sobre as lutas dos movimentos feministas.

A mostra traz filmes que discutem o universo do feminismo negro e racismo, feminismo indígena, saúde e direitos reprodutivos, abuso e violência, emancipação e empoderamento e as questões LGBT.

Foram 379 inscrições entre filmes, dos quais 69 serão exibido. São filmes de todas as regiões do país, e 16 filmes estrangeiros (Rússia, Portugal, Cuba, Argentina, Espanha, Equador, Chile, Colômbia, Irã, Alemanha e Dinamarca).  A programação é inteiramente gratuita e acontece no Sesc Palladium, de 8 a 16 de março (exceto segunda-feira, 12 de março). As sessões têm início a partir das 18h.

Programação

As exibições são distribuídas em sessões que trazem em seus nomes os gritos que têm ecoado pela luta feminista ao longo dos anos.

8 de março

A abertura da mostra será com a “Sessão Lute como uma Mulher” e a “Sessão Existimos Porque Resistimos”. Haverá também, um debate sobre a representação da mulher negra no cinema que contará com a participação da diretora do curta “Em busca de Lélia”, Beatriz Vieirah, de Débora Rodrigues (Quilombo dos Pinhões) e Juhlia Santos (Beijo no seu preconceito).

9 de março

No dia 9, serão as sessões “A Mulher É O que ela Quiser” e “Se o Papa fosse Mulher…”, e o encerramento dessa noite será com a exibição do longa “Las mujures deciden”, seguida de debate sobre direitos reprodutivos.

 

10 de março

No terceiro dia de mostra, a sala será ocupada pelas sessões “O Que Você Sente Não É Drama”, “Mexeu com uma Mexeu com Todas” e “Essa Terra É Minha”. Nessa noite será exibido o longa “Tekoha – O som da Terra”, que relata a participação das mulheres na luta contra o avanço do agronegócio sobre corpos-terras indígenas no Mato Grosso do Sul. O tema do debate dessa noite será mulheres indígenas e o direito à terra, e terá a participação de Avelin Buniacá e Valdelice Veron, diretora de Tekoha – O som da Terra.

11 de março

No dia 11, serão as sessões “Sou Livre, Sou Luta, Sou Minha” e a “Sessão Torna-se mulher”, que exibirá filmes voltados para o público infantojuvenil.

13 de março

E no dia 13, serão as sessões “Uma Mulher Que Levante Outras Mulheres” e “Vamos Juntas, Estamos na Luta”. E no dia 14, será a sessão “Meu Corpo Minha Revolução”. A noite será encerrada com “Lírios não nascem da Lei”, seguida de debate sobre representação da mulher encarcerada com a diretora Fabiana Leite e as integrantes da Coletiva Malva.

15 de março

 

A sala de cinema recebe as sessões “Liberdade É Não Temer” e “Nós Sempre Podemos Mais”. No encerramento da mostra, dia 16 de março, acontecem as sessões “Pilote Sua Própria Cabeça” e “Nenhuma a Menos”. Na ocasião, será exibido o longa “Dancing with Monica” da diretora Anja Dalhoff, seguida de debate com Sarug Dagir e Cida Vieira da Aprosmig (Associação de Prostitutas de Minas Gerais).

Serviço

4ª Mostra de Cinema Feminista

Quando? 8 a 16 de março de 2018 (exceto segunda-feira, 12 de março), a partir das 18h.

Onde? Sesc Palladium – avenida Augusto de Lima, 420, Centro

Quanto? Entrada Franca

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!