Acordo entre Brasil e França facilita visto para trabalho

Entrou em vigor na última quinta-feira (1), um acordo bilateral entre Paris e Brasil que permite que jovens franceses e brasileiros tenham a oportunidade de passar até um ano em outro país sem necessidade de registro de imigração.

O programa Férias e Trabalho oferece a jovens de 18 a 30 anos a chance trabalhar legalmente no país durante o período de estadia. Para brasileiros, o visto é válido para intercâmbio com a França e com seus territórios ultramarinos, como a Guiana Francesa. O objetivo do programa é garantir a vivência cultural e profissional de ambos os países.

Para tirar o visto

Se você deseja tirar o visto para participar do programa, é necessário comprovar que têm ao menos 2,5 mil euros (aproximadamente R$ 10 mil) em mãos, além da quantia necessária para adquiria a passagem e seguro de saúde internacional que cubra toda a estadia. O interessado deve efetuar o pedido junto a uma representante diplomático ou consulado do país em questão. A solicitação é gratuita.

O período de estadia não poderá ultrapassar um ano, a menos que o interessado utilize de um dispositivo específico, porém sem a possibilidade de prorrogação. Neste caso, a duração do trabalho em um mesmo emprego pode ser limitada.

Além disso, o participante deverá apresentar uma carta de motivação, currículo, atestado de antecedentes criminais e passaporte com ao menos um ano e três meses de validade. É desejável que o interessado tenha conhecimento de francês, porém não é obrigatório.

Cumprindo os requisitos necessários, basta acessar o site da Embaixada da França no Brasil, preencher o formulário para solicitação de visto e agendar uma entrevista no consulado. É preciso estar em mãos com todos os documentos necessários (veja quais neste link). É imprescindível que os pedidos sejam feitos  com uma antecedência máxima de doismeses antes da viagem.

 

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!