Rompimento de barragem, queda de ponte e alagamentos: os estragos da chuva em MG

Reprodução/WhatsApp/TVGlobo

Além de Belo Horizonte, diversas cidades mineiras têm sofrido com o período chuvoso. Em Contagem, na região metropolitana da capital, uma cratera se abriu no meio de uma rua. No Sul do Estado, uma ponte caiu na BR-265. Já na Zona da Mata, em Ubá, várias ruas ficaram alagadas – o que deixou a cidade em estado de emergência. Na região Central, uma barragem se rompeu nas proximidades de Congonhas do Norte e inundou várias casas.

Contagem

Uma cratera se abriu na Via Manoel Jacinto Coelho Júnior, nesse sábado (10). Segundo a Defesa Civil, um deslizamento de terra ao lado de uma ponte provocou a abertura. A preocupação é de que o buraco aumente com a ocorrência de novas pancadas de chuva. O local foi sinalizado pela Transcon para manter motoristas em alerta.

Ubá e Guidoval

Nesse sábado (10) também choveu bastante em Ubá, na Zona da Mata. Pelo menos 13 ruas ficaram inundadas e os principais prejudicados foram lojistas. A rodoviária da cidade também ficou alagada, em partes. Nas primeiras horas do dia, a prefeitura começou a realizar a limpeza das vias para evitar novas inundações.

Na cidade vizinha de Guidoval também choveu. Um córrego transbordou e impediu que moradores e motoristas circulassem pelas ruas. Apesar de preocupante, a ocorrência não deixou feridos.

BR-265

Na BR-265, entre as cidades de São João Del Rei e Lavras, uma ponte de cerca de seis metros caiu na altura do km 300. A ocorrência foi registrada na madrugada deste domingo (11). Desde então, o trânsito está interditado nos dois sentidos da via. Quem precisa passar por lá deve pegar um desvio passando por Ribeirão Vermelho, Perdões, Santo Antônio do Amparo e São Tiago. O trajeto fica 74 quilômetros maior. Ou seja, 40 minutos. a mais do que o normal.

Congonhas do Norte

Em Congonhas do Norte, na região Central de Minas, a chuva provocou o rompimento de uma barragem na sexta-feira (9). Várias casas foram invadidas pela água de um córrego que transbordou. Moradores tentaram salvar móveis antes de deixar as residências. Muitos deles receberam uma notificação sobre o rompimento. E, apesar do susto, não houve feridos.

Segundo a prefeitura da cidade, uma escola precisou ser esvaziada. Nesse sábado (10), moradores começaram a retornar para as casas atingidas. Não há registro de desabrigados ou desalojados.

 

 

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!