Home Notícias Minas Gerais Mineroduto rompe e espalha minério em ribeirão na Zona da Mata; moradores sem água

Mineroduto rompe e espalha minério em ribeirão na Zona da Mata; moradores sem água

Uma tubulação de minério se rompeu no começo da manhã desta segunda-feira (12) em Santo Antônio do Grama, na região da Zona da Mata de Minas Gerais. Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que foi comunicada sobre o ocorrido pela empresa Anglo American Minério de Ferro S.A.

Como o minério atingiu o leito do Ribeirão Santo Antônio, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Semad foram até o local para realizar o acompanhamento dos impactos e determinar as medidas ambientais necessárias.

Por conta disso, a captação da água será interrompida. A Copasa estuda como voltar a captar e levar água aos moradores da cidade até que o serviço seja normalizado.

O rompimento da tubulação ocorreu nas proximidades da estação de bombas EB2. O caso já foi comunicado ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) que é o responsável pelo licenciamento ambiental do mineroduto.

Veja a nota da Copasa sobre o rompimento na íntegra:

A Copasa informa que, em razão do rompimento de tubulação da Anglo American, em Santo Antonio do Grama, suspendeu a captação de água no córrego Santo Antonio nesta segunda-feira (12). A Companhia está providenciando alternativa para o abastecimento de água potável à população.

Técnicos da empresa estão no local da captação para fazer a análise da água e monitorar a situação.

Comentários

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Carregar mais em Minas Gerais