Parque Lagoa do Nado será palco de campeonato de skate neste domingo; vai perder?

Neste domingo (18), das 9h às 17h30, o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado será palco do Bankszonte 1, um campeonato regional de skate.  O evento visa estimular que novos talentos possam, futuramente, participar de competições nacionais e internacionais da categoria e melhorar sua performance nessas competições. Dota, promotor do evento, salienta que o skate é o esporte que mais cresceu no país.

Os atletas têm entre 5 e 60 anos e disputam nas categorias iniciante, mirim, amador, masters e legends (exclusivos para homens). Já na categoria feminina, as atletas de todos os níveis competem juntas.

As inscrições poderão ser feitas no local por meio do pagamento de uma taxa de R$30,00 e a entrega de um quilo de alimento não perecível. O Parque Lagoa do Nado fica na rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã.

Pista de skate

A pista de skate do Parque Lagoa do Nado foi reinaugurada, após reforma, em junho de 2017. De acordo com o promotor do evento, Alexandre dos Santos, conhecido como Dota, Belo Horizonte atualmente possui uma ótima estrutura no Parque Lagoa do Nado, com uma pista com sua parte mais alta medindo 2,20m e na parte mais baixa, 1,50m, a única do Estado construída com a participação e consultoria de praticantes profissionais.

Olimpíada e função social

O evento de domingo irá valorizar a prática da modalidade Banks (uma das mais democráticas do skate, pois é praticada por adeptos de Street, Vertical, Mini-ramp, Longboard e Downhill, como também por crianças, jovens e adultos e daí o nome da competição), o que pode tornar o praticante do esporte um skatista overall (aquele que pratica todas as modalidades do skate em uma só). Os três primeiros colocados de cada categoria no Bankszonte 1 irão receber troféus, equipamentos e acessórios para a prática do esporte.

“É importante fortalecer a cena belo-horizontina, especialmente agora que o skate tornou-se esporte olímpico. Isso vai permitir que haja uma maior preparação para os jovens que desejam seguir a carreira profissional. E isso não é fácil hoje em dia. É preciso patrocínio e também estar ligado à Confederação Brasileira de Skate”, ressalta.

O skatista também destaca a função social do esporte. “Esse é um esporte consolidado. Uma ferramenta social que pode envolver as crianças, os jovens e seus pais em um contexto que ainda é pouco conhecido nesse meio. Isso ajuda  a desviar das drogas e da violência. É importante destacar que o skate é o único esporte em que você aplaude o concorrente, pois quer que ele execute bem uma performance difícil.”, explica.

Serviço

Bankszonte 1 – Campeonato regional de skate

Quando? 18 de março, das 9h às 17h30m

Onde? Parque Lagoa do Nado – rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã

Da Redação Bhaz com a PBH

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!