Home Notícias Brasil Polícia descobre bloqueador ilegal de sinal telefônico com Aécio Neves

Polícia descobre bloqueador ilegal de sinal telefônico com Aécio Neves

Um relatório da Polícia Federal entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) nessa quinta-feira (15), aponta que o senador Aécio Neves possuía um bloqueador telefônico ilegal, de acordo com regulação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O item foi apreendido no apartamento do senador, no Rio de Janeiro, durante a Operação Patmos, em 2017.

“A luz indicativa de energização na porção superior do aparelho ligou, indicando funcionamento. A eletrônica presente e os elementos de antena sugerem o uso do aparelho para a geração de ruído de radiofrequência para causar interferência nos sinais de redes de comunicação móvel celular, objetivando a indisponibilidade de serviço (bloqueador de celular). O perito ligou o aparelho e com auxílio de analisador de espectro constatou a produção de sinal de radiofrequência (RF) nas faixas utilizadas pelos serviços de móvel pessoal (SMP) correspondendo aos serviços 2G e 3G”, relato um perito da Polícia Federal no laudo.

O laudo explica que o uso do bloqueador é ilegal de acordo com a Anatel. “O ruído produzido causa interferência nos serviços de telefonia móvel celular 2G e 3G, dependendo da intensidade do sinal em relação à Estação Rádio Base pode causar a interrupção do serviço. Assim, o uso de equipamentos dessa natureza é vedado pela Anatel”, diz trecho do laudo.

O relatório e todas as informações são parte das investigações iniciadas contra o senador tucano. Tem fundamento com base na delação de executivos da JBS, na Operação Patmos. Os crimes investigados são por lavagem de dinheiro. Em junho do último ano, o Aécio Neves foi denunciado por Rodrigo Janot por crimes de corrupção passiva, por ter repassado R$ 2 milhões à JBS, e obstrução da Justiça, a suspeita é que o senador tentou atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato.

A defesa do senador soltou uma nota e diz que “desconhece se o aparelho estava ou não apto para uso, uma vez que ele nunca o utilizou, assim como não utilizou nenhum outro equipamento semelhante”.

Vitor Fernandes

Vitor Fernandes

Jornalista e redator no Portal Bhaz

Comentários