Alunos de escola pública vendem rifas e instalam ar-condicionado nas salas

Foto: Fernando Lopes / GES

Os alunos e professores da Escola Estadual Presidente Kennedy, em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, se cansaram de esperar por uma verba do estado para a instalação de ar-condicionado nas salas de aula. Com isso, decidiram vender rifas para realizar esse desejo.

A ideia surgiu em 2015, com um verão de temperaturas extremas. O aprendizado era dificultado pelo excesso de calor no local. “Como o Estado não possui verba para climatizar as escolas, resolvemos fazer por nós mesmos a ação”, conta a diretora Daniela Machado.

Os cinco mil estudantes do local começaram a vender as rifas em 2016. Cada aluno deveria vender um bloco de rifas, para assim, os equipamentos serem comprados. Os estudantes não alcançaram o valor total, com isso, o restante foi pago com uma grande economia feita pela escola.

“Nós poupávamos tudo o que podíamos e guardávamos parte da verba repassada pelo Estado para este fim. Só conseguimos o total da verba no final do ano passado”, explica a diretora.

Os 20 aparelhos foram instalados em dezembro de 2017 e os alunos puderam começar o ano letivo de 2018 bem mais confortáveis.

“A climatização era algo muito importante para os alunos, principalmente para aqueles que estudam nas nossas salas de madeira, onde o calor é muito forte. Para poder aprender, precisamos ter condições boas no ambiente, como a climatização”, completa Daniela Machado.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!