A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o resultado da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017, que serve para medir a satisfação do consumidor em relação às empresas de telefonia móvel e telecomunicações. Foram entrevistados 62.133 clientes por todo o país, de julho a dezembro do ano passado. Empresas regionais tiveram melhor desempenho do que as nacionais.
Nos planos pré-pagos, as melhores operadoras foram a Sercomtel, do interior do Paraná, e a Algar, do Triângulo Mineiro, Goiás e São Paulo. Já nos planos pré-pagos, a Porto Seguro, que atua em algumas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro, e a Vivo, foram eleitas as melhores companhias telefônicas.
A pesquisa foi realizada por telefone e ouviu consumidores de 27 unidades federativas do Brasil. A Anatel entrevistou pessoas maiores de 18 anos e cadastrados como pessoas físicas em suas respectivas operadoras. Para fazer parte da pesquisa, a operadora deve ter no mínimo 50 mil contratos ou acessos ativos no país. E, são considerados somente os estados onde a operadora tenha pelo menos 10 mil clientes.
As pessoas entrevistadas precisaram avaliar seis tópicos relacionados à qualidade do serviço, e apontar notas de zero a dez, sendo que zero significava “totalmente insatisfeito” e a maior, “totalmente satisfeito”. Os tópicos são praticamente os mesmos para os dois tipos de plano. Os usuários julgaram os seguintes aspectos: oferta e contratação; funcionamento; recarga (cobrança, no pós-pago); canais de atendimento; atendimento telefônico; capacidade de resolução.