‘Oi’ é eleita a pior operadora de celular do país em pesquisa da Anatel

Reprodução/Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o resultado da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017, que serve para medir a satisfação do consumidor em relação às empresas de telefonia móvel e telecomunicações. Foram entrevistados 62.133 clientes por todo o país, de julho a dezembro do ano passado. Empresas regionais tiveram melhor desempenho do que as nacionais.

Nos planos pré-pagos, as melhores operadoras foram a Sercomtel, do interior do Paraná, e a Algar, do Triângulo Mineiro, Goiás e São Paulo. Já nos planos pré-pagos, a Porto Seguro, que atua em algumas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro, e a Vivo, foram eleitas as melhores companhias telefônicas.

A pesquisa foi realizada por telefone e ouviu consumidores de 27 unidades federativas do Brasil. A Anatel entrevistou pessoas maiores de 18 anos e cadastrados como pessoas físicas em suas respectivas operadoras. Para fazer parte da pesquisa, a operadora deve ter no mínimo 50 mil contratos ou acessos ativos no país. E, são considerados somente os estados onde a operadora tenha pelo menos 10 mil clientes.

As pessoas entrevistadas precisaram avaliar seis tópicos relacionados à qualidade do serviço, e apontar notas de zero a dez, sendo que zero significava “totalmente insatisfeito” e a maior, “totalmente satisfeito”. Os tópicos são praticamente os mesmos para os dois tipos de plano. Os usuários julgaram os seguintes aspectos: oferta e contratação; funcionamento; recarga (cobrança, no pós-pago); canais de atendimento; atendimento telefônico; capacidade de resolução.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!