[Acelera Aí] GP Gerais abre a temporada da motovelocidade em Minas

Foi dada a largada para o GP Gerais de Motociclismo neste final de semana (17 e 18 de março) no Circuito dos Cristais, em Curvelo, a 164 quilômetros de Belo Horizonte. Com um público de cerca de 3 mil pessoas – que acessaram as arquibancadas gratuitamente – e um grid de 70 pilotos, a etapa marcou a abertura da temporada mineira e trouxe algumas novidades.

A começar pelo número de etapas. “Esse ano serão cinco corridas, sendo que a segunda e a quinta valem para o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade”, comemorou Marcus Vinícius Tucano, um dos organizadores.

Este ano, a organização também notou que houve uma profissionalização maior de pilotos e equipes. “A turma se organizou melhor; quem corrida avulso agora passou a fazer parte de um time. Isso mostra o fortalecimento da motovelocidade em Minas”, acrescenta Flávio Bergman, outro envolvido no GP Gerais.

Como a segunda prova do ano, que acontece dia 6 de maio, vai valer para o Campeonato Brasileiro da modalidade, a abertura do GP Gerais atraiu pilotos de vários outros estados, além de Minas Gerais, como Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e ainda do Distrito Federal. “Acho que vamos bater o recorde de participação na próxima corrida, com mais de 100 pilotos”, acredita Bergman.

Track Day: oportunidade para os pilotos menos velozes (Foto: Léo Tavares)

Outra novidade do GP Gerais diz respeito ao incentivo para um maior envolvimento da população de Curvelo e região com o Circuito dos Cristais e às competições. Para isso, os organizadores e a prefeitura de Curvelo fecharam uma parceria, que visa ampliar a questão social dos eventos.

“Continuaremos com entrada franca e preços populares para acessar o Paddock, que permanecem a R$ 10 mais um quilo de alimento não perecível. Também fechamos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar e vamos oferecer, a cada etapa, palestras para 60 alunos da rede pública, com sorteio de uma bicicleta entre os participantes e a doação de um computador novo para a escola escolhida”, observou Tucano.

Parceria com as autoridades locais visa ajudar a população de Curvelo, inclusive escolas (Foto: Léo Tavares)

Entrevista:
Bicampeão muda de categoria,  em busca de novo título

Rodrigo Dazzi: bicampeão agora quer voos mais altos em uma categoria mais competitiva

Natural de Jaguaré (ES), Rodrigo Dazzi é um velho conhecido do público mineiro. Afinal, nas duas últimas temporadas superou todos os concorrentes locais e sagrou-se bicampeão na categoria Light do GP Gerais. Em 2018, ele espera voar mais alto e em uma categoria mais difícil, a Superbike Pro. Na prova de abertura ele ficou em terceiro lugar, com sua BMW S1000 RR. O vencedor foi Ian Testa, que correu de Ducati Panigalle.

Nesta entrevista ao Acelera Aí, Dazzi fala sobre a preparação da equipe, dos desafios para esta temporada e não se acha favorito a mais um título.

Acelera Aí: Como foi a sua preparação para esta temporada?
Rodrigo Dazzi:  Estamos em ótima fase, evoluindo a cada ano. Fizemos pequenas alterações na moto, como na bomba de freio, escape, suspensão e a carenagem, dentro do regulamento.

Acelera Aí: Onde você treina para as corridas?
Rodrigo Dazzi: Moro no interior do Espírito Santo, infelizmente não tem lugar para eu treinar. Treino sempre no fim de semana das corridas. E, quando possível, em datas do Track Mix também no Circuito dos Cristais.

Acelera Aí: Você se classifica como um piloto a ser batido nesta temporada?
Rodrigo Dazzi: Fui bicampeão na Stock e este ano corro na Pro. Não me considero favorito, mas garanto belas disputas na pista. Minas Gerais tem pilotos bons e existem outros pilotos de fora fortes que também correm no GP Gerais.

Acelera Aí: Mas podemos esperar muitas vitórias este ano?
Rodrigo Dazzi: Em 2018 vamos buscar voos mais altos, não só no GP Gerais, como também no grid principal do Superbike Brasil, categoria principal também no campeonato brasileiro da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), não com expectativa de título, mas com o objetivo de crescer e evoluir como profissional

RESULTADOS – 1ª ETAPA GP GERAIS 2018

Superbike

Evo:

1-Pedro Lins

2-Tulio Resende

3-Tulio Leandro souza

Master:

1-Jirios Abboud

2-Michel Abboud

3-Carlos Munhoz

Pro:

1-Ian Testa

2-Alex Borges

3-Rodrigo Dazzi

Naked

1-Artur Gontijo

2-Fábio Gomes

3-Maurício Leite

Supersort 

1-Kioman Munoz

2-Antônio Franzen

3-Ricardo Juliani

Touring

1-Lucas Cavalcanti

2-Rodrigo Teixeira

3-Diego Haddad

300 cc

1-Bruno Borges

2-Indiana Gomez

3-Rodrigo Gregório

Light

Light 1000 cc:

1-Ronan Dias

2-Juninho Silva

3-Bruno Rodrigues

Light 800 cc:

1-Leandro Souza

2-Victor Carregosa

3-Fellipe Chaves

Texto: Luís Otávio Pires

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!