Membros da Ocupação Izidora cobram promessa de Kalil em protesto no Centro

Membros da Ocupação Izidora realizam uma manifestação em frente à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), na avenida Afonso Pena, na manhã desta segunda-feira (19). A principal reivindicação das famílias é o não cumprimento da promessa de campanha de Alexandre Kalil (PHS) de regularizá-los e urbanizar a região das comunidades Rosa Leão, Esperança e Vitória.

Por conta disso, o trânsito apresenta retenções entre as ruas da Bahia e Caetés, conforme informação da BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da cidade.

“Diante da reivindicação das lideranças das Ocupações da Izidora para incluir 100% dos territórios ocupados como Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS) na Lei de Uso e Ocupação do Solo/Plano Diretor, o prefeito Kalil e Maria Caldas, secretária de Planejamento e Urbanismo, nos disseram que vão colocar as Ocupações da Izidora como Área de Diretriz Especial (ADE)”, escreveram nas redes sociais. A Comissão Pastoral da Terra Minas Gerais considera a decisão como injusta, pois foi com essa proposta de incluí-los nas AEIS que as famílias votaram no atual prefeito.

“Sem os votos das 100 mil pessoas, de 25 ocupações, que foram para ocupações urbanas nos últimos 10 anos, Kalil não teria sido eleito”, escreveram. Atualmente as nove mil famílias da comunidade Izidora possuem mais de seis mil casas construídas ou outras que estão em fase de construção.,

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!