Alertas sobre queda de pista e muro na av. Nossa Senhora do Carmo assustam belo-horizontinos

Mensagens foram enviadas em grupos do WhatsApp

Circula em grupos de WhatsApp, nas últimas horas, um alerta para que pessoas e motoristas evitem passar pela avenida Nossa Senhora do Carmo, na intercessão com a BR-356, próximo ao trevo do Belvedere, na Zona Sul da capital. A mensagem diz que a pista pode ceder a qualquer momento. Na segunda-feira (19), moradores começaram a ser orientados a deixar casas na região depois que rachaduras foram identificadas em muro de contenção no local.

“Não passe na Nossa Senhora do Carmo porque ali não tem ‘chance de cair’, simplesmente VAI CAIR. E quando cair vai levar todas as pistas”, diz uma das mensagens que circulam pelo WhatsApp e pelas redes sociais. Uma publicação do vereador Gabriel Azevedo (PHS) também deixou a população amedrontada. Ele afirmou que o presidente da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Cláudio Pereira, havia dito que a barreira irá romper.

Mas, será que a estrutura pode mesmo desabar a qualquer momento?

Ao Bhaz, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) disse que as informações sobre uma queda iminente da pista e do muro de contenção são falsas. “Oficialmente não confirmamos esse boato. Caso esse risco fosse provável de acontecer pessoas não estariam trabalhando no local, como estão no momento”, afirmou por meio de assessoria.

O DEER-MG ainda explicou que as informações oficiais sobre a avenida estão sendo postadas no site do departamento e que ainda nesta quarta-feira (21) haverá uma atualização do caso. “Não vamos responder encima de mensagem de WhatsApp”, afirmou a assessoria.

Procurada pelo Bhaz, a assessoria da Uberl também disse que a publicação de Gabriel Azevedo foi no sentido de alertar a população que mora no Morro do Papagaio para que saia o mais rápido possível do local. “Foi uma declaração de preocupação do gestor público. Nossa função é alertar estas famílias que estão aqui. Estamos preservando a vida destas pessoas”, explicou.

Até o momento 13 das 32 famílias já saíram do local.

 

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!