[Dia da Água] Minas tem 40 municípios em situação de emergência por seca ou estiagem

Minas Gerais tem 40 municípios em crise hídrica, entre os 917 em todo o país, de acordo com levantamento do Ministério da Integração Nacional. Além de Minas, que é o sexto estado no rancking do número de cidades em situação de emergência por seca ou estiagem, estão a Bahia, com 211; Paraíba, com 196; Pernambuco, com 123; e Ceará, com 94.

De acordo com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (MDB), a crise hídrica não é mais um problema apenas do Nordeste do país. No Sudeste, além de Minas, o Rio de Janeiro também tem 18 cidades em emergência, além de 17 no Rio Grande do Sul. Em razão disso, Barbalho defendeu o necessidade de se fazer investimentos para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento do país.

Durante participação do 8º Fórum Mundial das Águas, em Brasília, o ministro afirmou que, apesar do país ter cerca de 11% da água doce do planeta, a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados para otimizar as estratégias de uso racional”, disse.

Ela acrescentou que também é “determinante” revitalizar o Rio São Francisco, buscar integração entre baciais das regiões do Brasil e investir em saneamento básico. “No momento em que constatamos que a escassez hídrica e a insegurança hídrica não mais se reportam apenas ao Nordeste, é fundamental que as intervenções passem por um diálogo federado”,defendeu Barbalho.

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!