Vem aí ‘A Vingança da Cigana!’ Ópera leva Orquestra Minas Barroca ao Palácio das Artes

Divulgação/MarcusNeves

Acontece, neste domingo, no Palácio das Artes, às 20h, a primeira audição em Belo Horizonte da ópera “A Vingança da Cigana”. Com texto original em português, a ópera cômica de Domingos Caldas Barbosa ressalta o universo social e culturalmente mestiço luso-brasileiro no final do século  18. Ela conta a história de Pepa, uma cigana vendedora de agulhas e alfinetes cujo coração oscilava entre os dois pretendentes: Tarelo, um marujo e Chibante, um sargento.

O espetáculo é promovido pela Orquestra Minas Barroca e tem no elenco os cantores Priscila Neves, Heitor Araújo, Robson Aguiar, Silvia Neves, Mayra Lopes, Fillipe Lobo, Matheus França, António Batista e Samuel Goetz. A direção geral e musical é de Guilherme Matozinhos, direção cênica de Sérgio Anders, orientação teatral de Kelly Crifer, figurinos do CTP e Cia de Opera e fotografia de Marcus Neves.

Divulgação/MarcusNeves

“A Vingança da Cigana” é hoje a única ópera da segunda metade do século 18 escrita originalmente em português que tem a parte musical e o libreto completos, tornando se, assim, uma obra que representa os costumes e gostos da sociedade luso brasileira do final do século 18, contendo também dois gêneros musicais populares do período – a modinha e o lundu – inseridos nas árias.

A restauração e a edição da partitura, bem como a sua encenação, constituem o trabalho de pesquisa desenvolvido por Guilherme Matozinhos, regente da Orquestra Minas Barroca, no mestrado em Artes da Escola de Música da Universidade Estaduais de Minas Gerais (Uemg).

Orquestra Minas Barroca é uma orquestra independente que iniciou suas atividades em 2013 com o objetivo de divulgar a música do barroco brasileiro, com o apoio institucional da Escola de Música da Uemg.

Divulgação/MarcusNeves

Serviço

Ópera A Vingança da Cigana 

Quando? 24 de março, a partir das 20h

Onde? Palácio das Artes – avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Quanto?  R$ 50 (inteira) e R$ 25  (meia)

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!