Luzes desligadas! Belo Horizonte participa da ação Hora do Planeta

Igrejinha da Pampulha, sede da PBH e praça da Bandeira terão luzes desligadas

Neste sábado (24), entre 20h30 e 21h30,  a Igrejinha da Pampulha, a Praça da Bandeira e o edifício sede da Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, terão suas luzes desligadas. O curioso acontecimento faz parte da campanha “Hora do Planeta”, um ato simbólico de conscientização em defesa do meio ambiente promovido pela ONG  WWF (World Wildlife Fund, ou Fundo Mundial da Natureza). Belo Horizonte é só um dos milhares de locais ao redor do globo que aderiram à causa.

Estímulo à reflexão

A analista de políticas públicas da Gerência de Ações Climáticas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ana Maria Caetano, ressalta que a ideia da campanha é “fazer com que pessoas, empresas, governo apaguem as luzes por uma hora, estimulando, assim, a reflexão sobre o uso dos recursos do planeta”.

Como resultado das políticas de meio ambiente que estão sendo implementadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por três vezes consecutivas (2014, 2015 e 2016), um júri internacional premiou a cidade como a Capital Nacional do Desafio das Cidades/Hora do Planeta. Entre os diversos programas e políticas executados pela PBH e voltados à eficiência energética, ao enfrentamento das mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável estão, de acordo com a Prefeitura, o Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência, a Estação de Aproveitamento de Biogás e os Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Em 2017, a Hora do Planeta contou com ações em 187 países e territórios e mais de três mil monumentos apagados.  De acordo com o WWF, na campanha deste ano, mais de 600 monumentos terão suas luzes apagadas em 145 cidades brasileiras. A expectativa é que mais de 250 mil pessoas participem do movimento.

No Brasil, além de Belo Horizonte, dezenas de municípios e quase 300 monumentos no país participarão da campanha. Entre eles, estão cidades como São Paulo, que terá o desligamento da Fonte Multimídia, no Parque Ibirapuera; Rio de Janeiro, com Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Bondinho; e Brasília, com o prédio da Câmara dos Deputados.

Estão previstas atividades como pedaladas, limpeza de praias, caminhadas, observação de estrelas e palestras e outras ações de conscientização sobre temas como o despejo adequado de lixo. Pessoas e empresas que queiram participar ou se informar sobre as atividades previstas para o evento podem fazê-lo por meio do site do WWF-Brasil.

Da Redação BHaz, com Agência Brasil

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!