Papa defende uso de tatuagem em encontro com jovens padres

Papa Francisco pede que padres não tenham medo dos jovens

O Papa Francisco quebrou ontem mais um tabu e aconselhou aos jovem que vão se tornar padres a “não ter medo de tatuagens” e usá-las como meio de encorajar o diálogo com outros jovens. A afirmação de Francisco foi durante uma sessão de perguntas e respostas apresentadas ao pontífice por aspirante a padre na reunião pré-sinodal do Vaticano. O encontro, que reuniu cerca de 300 participantes, discutiu os desafios relacionados às novas gerações de cristãos.

Ao afirmar que as tatuagens não são problema, o Papa ressaltou que existe um certo “exagero” na forma como as pessoas estão cobrindo seus corpos. “Não tenha medo de tatuagens”, disse o Papa, antes de lembrar a quem o ouvia que, durante muitos anos, os eritreus desenharam uma cruz na testa. “A cruz era tatuada. Sim, há exageros, mas hoje vejo alguns… bom, pode haver um problema de exagero, mas não um problema com as tatuagens em si.”

Para o Pontífice, é necessário que os sacerdotes entendam que a tatuagem representa o pertencimento de um indivíduo em determinado grupo ou comunidade. “Tatuagens geralmente significam pertencimento a uma comunidade. Você, meu jovem, que você está tatuado, o que você está procurando? Nesta tatuagem, você está expressando o pertencimento a qual comunidade? É isso o que temos que compreender”, disse.

E foi mais longe: Com os jovens, nunca se deve ter medo. Nunca. Porque sempre, mesmo atrás de coisas que não são tão boas, há algo que nos trará alguma verdade. O cometário de Francisco, originalmente relatados pelo site “Church Pop”, foram divulgados também pelo portal britânico “Independent”.

 

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!