Secretaria de Cultura de Minas lança edital de intercâmbio

A Secretaria de Cultura de Minas Gerais publica edital para artistas que necessitam de apoio financeiro para viagens de apresentação cultural. O certame faz parte do projeto Circula Minas, programa de intercâmbio cuj0 objetivo é permitir que artistas mineiros levem seus projetos a outros a outros estados e países.

O programa de apoio a viagens busca promover a difusão e o intercâmbio da cultura mineira em diversas áreas: artes visuais, circo, dança, teatro, literatura, afrodescendente, LGBT, folclore e outras, exceto a música, que possui edital próprio. Os interessados podem acessar o edital e os formulários de inscrição aqui e fazer a pré-inscrição aqui. Dividido em quatro períodos de inscrição, o Circula Minas viabiliza viagens por municípios de todo o Brasil e a outros países, compreendendo ajuda de custo para despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem e alimentação, entre outras.

As propostas podem ser inscritas durante todo o ano, não ficando limitadas às datas das viagens estipuladas pelas seleções. Os proponentes que planejam embarcar somente em dezembro já podem pleitear os recursos. As inscrições estão abertas para qualquer período de viagem em 2018. Confira abaixo as informações completas no cronograma do processo seletivo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste ano, os valores dos incentivos foram reajustados a fim de otimizar o apoio às viagens. O valor a ser dado será individual ou por integrante, em casos de propostas que envolvam execução coletiva. Para grupos, o valor máximo será de R$ 12 mil, para viagens nacionais, e de R$ 32 mil para viagens internacionais. É importante ressaltar que os projetos apresentados podem ser contemplados total ou parcialmente, a depender da disponibilidade de recursos. O objetivo é aprimorar o uso da totalidade dos valores disponíveis.

Veja a tabela de valores por região e destinos:

Circula Minas

O Circula Minas já contemplou, em suas edições anteriores, 105 projetos e beneficiou 256 pessoas. Ao todo, 25 países e nove cidades brasileiras receberam manifestações da cultura mineira durante os três últimos anos, período em que o programa passou a ser realizado por meio de edital. Entre os países visitados estão Coréia do Sul e China, na Ásia; França e Alemanha, na Europa; El Salvador e Cuba, na América Central; Argentina, Colômbia e Chile, na América do Sul; Cabo Verde, na África; e Austrália, na Oceania.

 

 

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!