‘Estamos queimando. Amo vocês’: incêndio em shopping na Rússia mata mais de 60 pessoas

Reprodução/Instagram + Reuters

Pelo menos 64 pessoas morreram em um incêndio nesse domingo (25), em Kemerovo, na Sibéria ocidental. Já foram encontrados os corpos de nove crianças, porém, o número de vítimas pode crescer, já que dez pessoas continuam desaparecidas.

O fogo teve início por volta das 16h (7h pelo horário de Brasília), em um shopping da cidade. Mais de 300 socorristas foram acionados para o resgate, e mais de 100 pessoas foram retiradas com vida do local. Ainda na manhã desta segunda-feira (26), bombeiros trabalhavam no local para encontrar os demais corpos. O incêndio começou no terceiro andar do edifício e as causas ainda são investigadas.

Em uma postagem no Facebook, uma das vítimas enviou uma mensagem aos amigos e familiares. “Estamos queimando. Eu amo todos vocês. Isso é, talvez, uma despedida”, escreveu Maria Moroz, de 13 anos.

Reprodução/Facebook

Outros relatos também foram registrados. A jovem Viktoria Pochankona, de 12 anos, telefonou desesperada para uma tia enquanto o prédio pegava fogo e ela não conseguia encontrar uma saída, segundo o jornal “Siberian Times”. “Está tudo queimando. As portas estão bloqueadas. Eu não posso sair, não posso respirar”, afirmou Viktoria, pelo celular, durante o incêndio. A tia a aconselhou a tirar toda a roupa e tampar o nariz. “Diz à mamãe que eu a amo”, disse a menina antes da ligação ser cortada.

O terceiro andar do shopping era o piso que contava com salas de cinema, espaço com brinquedos para crianças e um mini-zoológico com aproximadamente 200 animais, tais como bezerros, cabras, cachorro e hamsters. De acordo com as autoridades, todos os animais morreram. Os bombeiros precisaram de mais de 17 horas para apagar o incêndio.

A Polícia da cidade de Kemerovo informou que quatro pessoas foram detidas, incluindo o diretor da companhia que gerencia o centro comercial e o dono do complexo, Winter Cherry.

Это ужас ребята❗❗❗❗❗ #Кемерово#зимняявишня#ужас#погибшие#тц

Uma publicação compartilhada por Кемерово?? (@kemerovozimnayavishnya) em

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!