Governo abre edital para reforma do Minascentro, após polêmica de fechamento

Minascentro é um ícone na paisagem belo-horizontina

Após a polêmica sobre o possível fechamento, o Governo de Minas Gerais anunciou, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o lançamento do edital de licitação para realizar obras de reforma e modernização do Centro Mineiro de Promoções Israel Pinheiro, o Minascentro.

As intervenções vão custar R$ 30 milhões. Os objetivos são garantir segurança, conforto e bem-estar aos usuários e assegurar a adequada manutenção estrutural do edifício e a preservação desse patrimônio tombado.

Com seus 33 mil metros quadrados de área construída, o belo e imponente prédio em estilo neoclássico da avenida Augusto de Lima foi tema de discussão sobre um possível fechamento ou reforma do local.

O Minascentro foi temporariamente fechado em janeiro deste ano, com vistas à preparação para execução das obras e por causa da situação estrutural do prédio.

Estudos diagnósticos

No diagnóstico realizado recentemente no Minascentro, foi identificada a necessidade de uma ampla reforma do espaço. Foram detectados diversos problemas nas instalações elétricas, de cabeamento e hidrossanitárias (água, esgoto sanitário e drenagem), no sistema de climatização e na arquitetura.

O diagnóstico originou várias propostas de intervenções, com seus respectivos orçamentos. Entre essas propostas estão, por exemplo, a substituição de todas as instalações elétricas e das tubulações; melhoria do sistema de drenagem; instalação do Sistema de Detecção Automática de Incêndio; modernização do sistema de condicionamento de ar; execução de novas coberturas e impermeabilizações, para corrigir problemas de infiltração, entre outras.

Suspensão temporária

A suspensão temporária das atividades da edificação se deve aos riscos de interferência das obras nos eventos, com possível ônus de indenização aos locatários, pela Codemge. Além disso, trata-se de uma reforma estruturante, motivo pelo qual há impossibilidade de efetuá-la com a realização de eventos, inclusive para que não se ponha em risco a segurança dos usuários do espaço.

O edital de reforma e modernização do empreendimento prevê a liberação gradual dos espaços do Minascentro, após cumprida cada uma das etapas das obras.

Cronograma

Para a realização das obras, foi estabelecido cronograma composto de três fases. Assim que as etapas forem sendo cumpridas, os espaços restaurados vão sendo liberados para uso público.

A primeira fase corresponde às intervenções no subsolo, no térreo e na parte externa, incluindo paisagismo, com conclusão após sete meses da contratação da empresa vencedora da licitação. Nesse momento, portanto, será liberado o Auditório Topázio, por exemplo.

A segunda etapa do cronograma concentra as obras no terceiro pavimento e na cobertura, com finalização prevista para 12 meses após a contratação do fornecedor licitado. O último estágio do trabalho se concentrará no segundo andar da edificação e terminará após 18 meses da contratação da empresa.

Da redação Bhaz com Agência Minas

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!