Winnie Mandela morre na África do Sul aos 81 anos; lutou contra o apartheid

Winnie estava internada em Joanesburgo

Winnie Mandela, ex-esposa de Nelson Mandela, morreu, nesta segunda-feira (2), aos 81 anos, na África do Sul. A causa da morte foi complicações em decorrência de uma doença que não foi revelada pela família. Ela ficou conhecida por lutar contra o regime do apartheid e assim defender a igualdade racial no país.

Em comunicado, o porta-voz da família disse que por várias vezes Winnie foi internada para tratar a doença. No entanto, acabou não resistindo e morreu em um hospital de Joanesburgo. No momento do falecimento, estavam presentes familiares.

Assim como Nelson, Winnie também foi condenada a prisão por defender a igualdade. Nos 27 anos que o ex-presidente da África do Sul ficou preso ela cumpriu sentenças em regime fechado, domiciliar além de confinamentos para se afastar de todos. Após as primeiras eleições democráticas, em 1994, Winnie foi eleita deputada e nomeada vice-ministra de Arte e Cultura.

Em entrevista ao jornal francês “Le Journal du Dimanche”, Winnie afirmou que se ela não lutasse contra o apartheid durante a prisão de Mandela ele teria morrido na prisão e seria esquecido por todo o mundo. “Se eu não tivesse lutado, Mandela não teria existido”, disse. Após dois anos de Nelson Mandela ter deixado a prisão, o casal se divorciou.

Da Redação Bhaz com G1

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!