BH tem atendimento domiciliar de saúde ampliado com novas contratações

O atendimento do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) será ampliado em Belo Horizonte. A ampliação acontecerá a partir deste mês com a contratação de 105 profissionais de saúde. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Entre os profissionais contratados estão médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Eles passarão a integrar a Rede do Sistema Único de Saúde (Sus) da capital.

Com o serviço pacientes que precisam de cuidados de complexidade intermediária recebem o atendimento em suas residências. Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar (Emad) e a Equipe Multidisciplinar de Atenção de Apoio (Emap) são as responsáveis por realizarem os atendimentos.

O Serviço de Atenção Domiciliar substitui ou complementa a internação hospitalar e o atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada e integrado às redes de atenção disponíveis na Rede SUS-BH. Os principais benefícios para os pacientes são a humanização do atendimento e a redução dos riscos de infecções e complicações hospitalares.

As novas Emad vão atuar nos hospitais chamados de “porta de urgência”, ou seja, aqueles que contam com pronto-atendimento, e também em hospitais que atendem exclusivamente pelo Sus.

Para ser atendido pelo SAD o paciente deve ser encaminhado por hospital, UPA ou Centro de Saúde, tem que preencher critérios clínicos, ser residente da capital, ter um cuidador responsável, consentir com o tratamento ou ter o consentimento de seu responsável.

Da PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!