[Acelera Aí] Peugeot aumenta a família de SUVs e traz modelo 5008 ao Brasil

Depois de deixar o mercado atraído pelo design e tecnologia do 3008, a Peugeot brinda agora os brasileiros com mais um SUV, na verdade, um SUVão. É o 5008, que com seus quase cinco metros de comprimento e capacidade para transportar até sete passageiros, passa a ser o sonho do desejo de quem busca um belo veículo familiar sofisticado. Mas para ter tudo o que este modelo oferece deve-se botar a mão no bolso. Seu preço sugerido é de R$ 160 mil e a expectativa da empresa é vender 150 unidades por mês.

Uma decepção do novo utilitário esportivo está mesmo sob o capô. A Peugeot importou a versão com motor 1.6 de 165 cv de potência – o mesmo do 3008. Cerca de 70 quilos mais pesado que o “irmão” de linha, 0 5008 tende a não ter um desempenho satisfatório quando estiver a bordo os sete passageiros mais bagagem no porta-malas. O torque máximo do motor informado pelo fabricante surge com aos 1.400 rpm.

O câmbio automático de seis marchas tem escalonamento preciso e as trocas são bem programadas. Vem com comando por impulso elétrico e inclui o modo Sport para dar maior reatividade e dinamismo ao modelo. Se o motorista quiser, pode fazer as trocas manuais por meio de aletas (Paddle Shift), fixas na parte de trás do volante.

A Peugeot oferece duas versões de acabamento: Griffe e a Griffe Pack, esta última equipada com componentes da tecnologia autônoma. Os dois possuem como destaque o extenso compartimento de bagagem de 780 litros, que não é só para malas. No local fica uma terceira fileira com dois assentos, retráteis e removíveis. Além disso, a segunda fileira tem três bancos independentes e com regulagens diferenciados. Sem contar os assentos dianteiros, com controles elétricos. Todos são em couro.

O acesso ao porta-malas ficou mais fácil, por causa do chão de carga baixo (676 mm) e à tampa do porta-malas de material que dá maior leveza. Existe ainda a possibilidade de rebater o banco do passageiro dianteiro, para facilitar a carga/descarga de objetos mais longos.

O 5008 tem 4,64 metros de comprimento e seu design segue as mesmas linhas imponentes do 3008. Sua silhueta é alongada, reforçada pelos arcos laterais, que transmite certa esportividade.

Um detalhe interessante está sob o vidro traseiro vertical: uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas de LED, que têm as três garras da assinatura visual da marca.

A frente do 5008 é verticalizada, seu capô longo e horizontal, com linha de cintura alta e proteções na parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e parte inferior das portas, além de grandes rodas e altura livre do solo ampliada.

Com acabamento refinado, o SUV francês destaca-se internamente ainda pela posição de dirigir. O volante Sportdrive remete ao universo do automobilismo. É compacto, com aro e base achatados, que facilitam a empunhadura.

O cluster digital customizado de 12,3 polegadas é elevado e possui um bloco de mostradores digitais de alta resolução com grafismo futurista. O painel de instrumentos reúne quatro modos de visualização, onde o motorista pode customizar as informações.

A tecnologia autônoma também está presente na versão Griffe Pack do 5008. O ADAS ou Advanced Driver Assistance System, em português, sistema avançado de assistência ao motorista, resume esses recursos.

Veja quais são alguns deles:

  • Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão; Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo – de Ultrapassagem Involuntária de Linha);
  • Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor);
  • Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/ Baixos);
  • Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações);
  • Piloto automático inteligente, com Sistema de Parada;
  • Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop;
  • Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego);
  • Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).

Fotos: Peugeot/Divulgação

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!