Poluição faz golfinhos agonizarem até a morte em baías do Rio de Janeiro

Reprodução/The New York Times

As águas extremamente poluídas da Baía de Sepetiba, um porto pujante que fica no Rio de Janeiro, estão matando os golfinhos que vivem na região. Desde o fim do ano passado, pescadores retiravam carcaças dos animais das águas, em algumas semanas, até mesmo cinco por dia.

Os cientistas começaram a investigar e descobriram mais de 200 cadáveres de golfinhos da Guiana, ou botos-cinza, que representa mais de um quarto daquela que já representou a maior concentração da espécie no mundo. Os óbitos registrados são por falência dos sistemas nervoso e respiratório. As causas das mortes são por um vírus transmitido pelo ar somado à poluição da baía, que agora é examinada de perto.

Reprodução/The New York Times

As embarcações de pesca de madeira que atravessam a baía atualmente contornam enormes navios carregados de ferro e aço. Mesmo as pessoas ainda nadando em suas águas, quatro portos e diversas usinas químicas, de aço e industriais apareceram nas margens da baía. A Vale, uma das maiores produtoras e exportadoras de minério de ferro do mundo, ocupa um novo terminal em um antigo ponto de pesca na ilha próxima de Guaíba (RJ).

Os efeitos do vírus, como erupções na pele, febre, infecção respiratória e desorientação, sugerem uma morte agonizante. Golfinhos sofrendo foram vistos nadando de lado e sós. Diversas carcaças tinham deformações exageradas e sangue escorrendo dos olhos. Já foram relatados surtos entre golfinhos em outras partes do mundo, mas este é o primeiro dessa espécie no Atlântico sul.

Cientistas analisam carcaça de golfinho retirado da Baía de Sepetiba (Dado Galdieri/The New York Times)

O golfinho da Guiana, espécie encontrada da América Central ao sul do Brasil, é considerado sentinela porque, como predador no topo da cadeia e mamífero, tende a apresentar doenças ligadas à poluição da água, conta Leonardo Flach, coordenador científico do Instituto Boto Cinza, um grupo de conservação que também está envolvido no rastreamento dos animais. O cientista pediu a criação urgente de uma área de conservação marinha para estudar e proteger a baía.

Com The New York Times

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!