Infecção em UTI Neonatal causa a morte de mais um bebê em Uberaba; cinco morreram

Chegam a cinco o casos de mortes de bebês infectados por bactérias

Pouco mais de uma semana depois de reabrir a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, informou que mais um bebê morreu em decorrência de uma infecção causa pela bactéria Enterobacter cloacae multissensível, na última sexta-feira (30).

Depois da morte de quatro crianças, a UTI foi interditada em 20 de marco pelo próprio hospital. À época, ela estava com 18 recém-nascidos. Apenas dois dias depois, a unidade foi novamente liberada, quando recebeu dois bebês com infecção. Um deles, que estava em estado grave, morreu. O outro, ainda de acordo com o texto, não apresenta mais a infecção e permanece internado em decorrência de sua prematuridade.

Esta não é a primeira vez que o hospital tem que enfrentar um surto de infecção. Em setembro passado, os casos foram causados pela superbactéria KPC, mas não chegou à UTI Neonatal. A bactéria  Enterobacter cloacae multissensível, responsável pelo atual surto, pode causar infecções diversas, como pulmonares, urinárias e da corrente sanguínea.

Segundo os médicos, o tratamento é feito com antibióticos, sob orientação médica. A infecção é mais comum em pacientes debilitados, que precisam ficar longos períodos internados.

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!