Lula irá se apresentar, afirmou advogado do ex-presidente

Manifestantes pró-lula fazem concentração em São Bernardo do Campo

O advogado do ex-presidente Lula, José Roberto Botochio, informou que Lula irá deverá cumprir a determinação do juiz Sérgio Moro, apresentando-se à sede da Polícia Federal em Curitiba até as 17h desta sexta-feira (6). A informação foi dada por Botochio em entrevista ao programa “Brasil Urgente”, da TV Band, na noite desta quinta-feira (5).

“O que eu imagino diante de tudo que nós já conversamos a respeito disso. Ele [Lula] é uma pessoa absolutamente, não direi obediente, mas respeitosa ao poder judiciário e à lei. A minha impressão é que, sem dúvida nenhuma, ele não se ausentará”, afirmou Botochio, que não poupou críticas à decisão de Sérgio Moro. “Estão colocando o carro diante dos bois”, afirmou o advogado, que enxerga na decisão um retrocesso. “Estão enterrando todas as garantias dos cidadãos”, afirmou o advogado.

Lula também criticou a decisão, em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, que reproduziu pelo Twitter parte de suas falas. De acordo com o jornalista, Lula acha que Moro não aguardou o fim do julgamento no TRF4 e também não respeito o texto do salvo-conduto. Segundo o Kaneddy Alencar, Lula afirmou que sua prisão era um “absurdo” e um “sonho de consumo” do juiz Sérgio Moro e de pessoas que querem vê-lo passar “um dia preso”.

Também pelo Twitter, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, comentou a ordem de prisão de Lula. “É lamentável ver a decretação da prisão de um ex-presidente, mas tenho a convicção de que isso simboliza uma importante mudança que vem ocorrendo no Brasil: o fim da impunidade. A lei vale para todos”, afirmou Alckmin.

Por meio de sua conta no twitter, o pré-candidato à presidência pelo PSOL, Guilherme Boulos, demonstrou insatisfação quanto à prisão do ex-presidente. “Não assistiremos passivamente. Haverá resistência democrática!”, disse.

Lula passou a tarde de hoje no Instituto Lula, deixando o local no início da noite, em direção ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, onde será realizado um ato de apoio a ele. O ex-presidente deve falar.  Será a primeira fala dele após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ontem e a ordem de prisão de Moro, emitida no final da tarde de hoje.

Da redação BHaz

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!