Ismart oferece bolsas integrais no Colégio Bernoulli para jovens da rede pública

O projeto Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), que oferece bolsas integrais de estudos em escolas particulares para alunos do ensino público, abre inscrições para o processo seletivo até o dia 11 de junho.

O projeto oferece até 250 bolsas por meio de parceria com escolas privadas nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro e também Belo Horizonte. Há, ainda, 350 novas vagas para o projeto Ismart Online. A escola parceira na capital mineira é o Colégio Bernoulli.

Como Funciona

O processo seletivo tem cinco etapas: prova online, prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo. A inscrição deve ser feita pelo próprio candidato no site do projeto. Os educadores da rede pública que desejarem acompanhar os alunos no processo seletivo podem entrar no sistema de inscrição, gerar um código de acesso e fornecê-lo aos jovens com o perfil esperado pelo projeto.

O candidato deve estar matriculado no 7º ou no 9º ano do ensino fundamental. A divisão da renda de todas as pessoas da casa pelo número de moradores não pode ultrapassar R$ 1.908,00, o equivalente a dois salários mínimos.

Os bolsistas recebem material didático e uniforme para frequentar as escolas parceiras, e ajuda de custo para transporte e alimentação. Além de estudar em colégios particulares com resultados de destaque no Enem e nos vestibulares mais importantes do país, podem também participar de programas de desenvolvimento e de orientação profissional, sendo acompanhados de perto por uma equipe de psicólogos e pedagogos.

Projetos

O candidato do 7º ano do ensino fundamental concorre ao Projeto Alicerce. Se aprovado, o bolsista participa de um curso preparatório para o ensino médio, durante o 8º e o 9º ano, em uma escola parceira do Ismart. As aulas do curso acontecem de segunda a sexta-feira, no contraturno do horário regular de aulas do estudante na rede pública. Após esta etapa, o aluno poderá continuar recebendo o suporte do instituto durante o ensino médio. Serão oferecidas, ao todo, cerca de 145 vagas para este projeto, em Belo Horizonte.

Já os alunos do 9º ano aprovados no processo seletivo terão o apoio do Ismart para cursar o ensino médio em uma das escolas particulares parceiras do Projeto Bolsa Talento. Neste projeto, serão oferecidas aproximadamente 105 vagas ao todo em Belo Horizonte.

Neste processo seletivo também serão escolhidos novos alunos para o Ismart Online. Os estudantes aprovados para esse projeto têm acesso a uma plataforma de estudos exclusiva e participam de atividades presenciais e a distância para o seu desenvolvimento pessoal. Os candidatos inscritos para o Alicerce ou o Bolsa Talento concorrem automaticamente ao Ismart Online, projeto para o qual há 350 novas vagas em 2019.

No final do ensino médio, os alunos do Ismart aprovados para cursos e faculdades de excelência podem continuar recebendo apoio durante o ensino superior. Atualmente, o instituto atende cerca de 1.900 alunos, do 8º ano do ensino fundamental ao último ano da graduação universitária.

Projeto Ismart

Há quase 20 anos o Ismart busca alunos com alto rendimento escolar e que demonstrem autonomia e motivação para acompanhar os desafios do projeto. A missão do instituto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!