Ex-presidente Lula já está voando em direção à superintendência da PF de Curitiba

Lula deixou o Sindicato dos Metalúrgicos a pé, por volta de 18, em direção aos carros da PF

O ex-presidente Lula já deixou o aeroporto de Congonhas, de onde está sendo levado para a superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde inicia hoje o cumprimento da pena de 12 anos e seis meses a que foi condenado no processo do triplex do Guarujá.

Antes de chegar ao aeroporto, Lula passou pela superintendência da Polícia Federal em São Paulo às 19h45,  onde fez exame de corpo de delito, um procedimento padrão para todo preso que inicia cumprimento de pena. Na porta da superintendência, havia um grupo de manifestantes favoráveis à sua prisão. Eles soltaram foguetes quando de sua chegada.

No aeroporto de Congonhas, um avião está preparado para levar o ex-presidente para Curitiba. No aeroporto estão, também, apoiadores do ex-presidente.

O ex-presidente Lula deixar o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, em São Paulo por volta de 18h. Ele saiu por um dos portões do sindicato, atravessou a rua a pé e se dirigiu ao local onde estavam os carros da Polícia Federal. Durante esse curto trajeto, Lula caminhou com dificuldade e sob proteção de seguranças do sindicato e apoiadores.

A opção pela saída a pé acabou sendo a única que restou ao ex-presidente, que, minutos antes, havia recebido um ultimato da Polícia Federal para que se entregasse em 30 minutos, sob pena de sua situação jurídica se agravar. Diante disso, a solução encontrada por seus advogados e pelas lideranças do PT foi a tentar convencer as pessoas que estavam no local a liberarem a saída do carro de Lula.

Os pedidos foram feitos, entre outros, pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, que subiu no carro de som e explicou que a situação jurídica do ex-presidente poderia se complicar caso ele não se entregasse hoje.  Com o início das falas, uma parte dos militantes que bloqueavam os portões acabou dirigindo-se para o local onde estava o caminhão de som, o que facilitou para que Lula deixasse o prédio do sindicato a pé e se dirigisse para onde estavam os carros da Polícia Federal, que deixaram o local em comboio, em direção à superintendência da Polícia Federal no bairro da Lapa, em São Paulo.

 

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!