Universitário da UFMG comete suicídio após desabafar com amigo: ‘a ponto de explodir’

Divulgação/UFMG

Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais voltaram a sentir a dor do luto, e a discutir questões relacionadas ao suicídio no ambiente acadêmico, nos últimos dias. É que um aluno do curso de engenharia civil da instituição tirou a própria vida no domingo (8). Sem condições psicológicas, universitários tiveram provas e aulas canceladas nessa segunda e terça-feira (10).

Dias antes de cometer o ato, o universitário teria desabafado com um amigo e dito que estava “a ponto de explodir”, por causa de pressões da UFMG e da rotina estressante. No entanto, as causas para que alguém se mate são as mais diversas. Elas estão relacionadas a um desejo de sanar as dores existenciais, como explica o psicólogo e psicanalista mineiro Eduardo Lucas Andrade.

“A pessoa que se mata não sente um desejo de morte em si, mas busca sanar dores existenciais por meio de um ato auto-agressivo visto como a única saída”, ponderou ao Bhaz ao falar sobre o assunto ainda no ano passado. “Em muitos casos, essas tendências a tirar a própria vida ganham ares de novidade e descoberta pra novos rumos de vida quando a pessoa passa por uma escuta clínica psicológica. Pessoas de qualquer idade estão sujeitas, os adolescentes em seus embaraços, as crianças nos chamados acidentes e nos adultos com suas perdas a destacar a perda de esperança”, explica.

Em 2017, a Faculdade de Ciências Econômicas (Face) amanheceu pichada como forma de protesto, após os três casos de suicídio (Reprodução/WhatsApp)

O velório e enterro do rapaz foram realizados nessa segunda-feira (9), em sua cidade natal, na região Central de Minas. E o Grêmio de Engenharia Civil da UFMG soltou uma nota de pesar. “Nossos pensamentos e orações estão com a família e os amigos. Descanse em paz amigo, você fará falta!”, diz trecho da postagem.

No perfil pessoal do estudante, diversas mensagens demonstram tristeza com o ocorrido. “Eu confesso que nunca imaginei sentir tanta dor. Um tipo de buraco, rasgado, dilacerado no meu peito incapaz de se fechar. Você se foi e levou consigo a maior e melhor parte de mim, toda a minha alegria está esgotada”, diz uma delas. “Meu único desejo hoje era dormir e acordar amanhã sabendo que isso foi apenas um pesadelo e que nada disso aconteceu. Ta doendo tá doendo muito, tantos planos tantos sonhos”, comenta outra pessoa em solidariedade ao jovem.

Em maio do ano passado, outros três casos envolvendo autoextermínio e tentativas de tirar a própria vida colocaram a UFMG em evidência na web. Uma reportagem produzida pelo Bhaz também tratou do chamado Rolo compressor da UFMG. Nela, estudantes relataram como é a cobrança e a falta de empatia por parte de alunos e professores da instituição. “Estudar nessa faculdade foram os piores 6 anos da minha vida! Não aguento esse povo que nem ao menos não vivenciou a UFMG dizendo que é mimimi!”, comentou um leitor na ocasião.

E, apesar do suicídio ser um caso de saúde pública muito sério, os comentários da última matéria do Bhaz sobre o tema acendem um alerta: o autoextermínio não é tratado com a devida importância e responsabilidade que merece. “É um assunto que precisa ser falado [o suicídio], mas falado com responsabilidade. Além de falar, é preciso escutar as pessoas que de alguma forma demonstram tendências a se matar. Não ter preconceito e não menosprezar o que a pessoa sente ou demonstra e oferecer acolhimento pode ser uma nova oportunidade de vida”, disse o psicólogo e psicanalista mineiro Eduardo Lucas Andrade.

 

 

O Bhaz entrou em contato com a UFMG para um posicionamento da instituição em relação ao caso. A instituição disse que lamenta o ocorrido e se solidariza com a família e amigos da vítima. De acordo com a assessoria, o estudante apresentou um excelente desempenho em seu primeiro semestre, com 4.75 pontos em 5 possíveis. No segundo, houve uma queda para 3.29, mas mesmo assim, é considerado uma boa nota para um curso de engenharia.

A universidade também afirma que não pode-se dizer somente que o caso está relacionado diretamente a pressões da instituição, já que o aluno em questão nunca procurou por ajuda dentro da UFMG e nem fora. O aluno era auxiliado pela Fundação Universitária Medes Pimentel (Fump), com alguns auxílios financeiros.

Confira os tipos de ajuda que a UFMG fornece para estudantes que necessitem:

Assistência psicológica
Em Belo Horizonte e em Montes Claros, a Fump oferece a todos os estudantes de graduação, classificados nos níveis I, II e III, acesso à psicoterapia breve individual e em grupo, na sede da Instituição e na Gerência de Montes Claros. Os atendimentos têm foco na psicoterapia de curta duração. Se for necessário ampliar esse tratamento, o estudante será encaminhado à rede pública de saúde ou para clínicas sociais.

Assistência médica
No Programa Saúde do Estudante (PSE) em Belo horizonte, o estudante assistido terá sua primeira consulta médica focada na escuta ativa para criação de um plano terapêutico individualizado. Após o acolhimento inicial o estudante é acompanhando pelo médico da Fump e, se necessário, pelo psicólogo, de acordo com sua necessidade. O estudante poderá também ser encaminhado para atendimento de um especialista na rede do SUS.

Assistência psicológica e médica na Moradia Universitária de BH
Nas dependências da Moradia Universitária em BH os residentes têm acesso ao atendimento psicológico uma vez por semana. O atendimento médico também é realizado uma vez por semana. Já o atendimento com os assistentes sociais acontece de segunda a sexta-feira. O objetivo desses atendimentos é que o morador tenha mais comodidade, não precisando se deslocar para a sede da Fump, pois os serviços prestados na moradia são os mesmo que os da sede.

Dados alarmantes

No Brasil, são 8 mil casos de suicídio por ano, uma média de 24 casos por dia, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente em Belo Horizonte, em um levantamento feito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), foram 137 casos de suicídio em 2013. Contagem contabiliza 23 no mesmo período.

De acordo com a ONG Centro de Valorização da Vida (CVV), que é especializada no atendimento a pessoas com propensão ao suicídio, na faixa etária de 15 a 29 anos, o suicídio é um fenômeno preocupante, sendo a segunda causa de mortes mais recorrentes entre os jovens.

Ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV) também ajuda com suporte a pessoas que precisem. Você pode entrar em contato pelo número 141 ou pelo site da CVV, o atendimento é feito via chat, email, Skype, 24 horas por dia. Tudo feito sob sigilo.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!