Home Guia Bhaz Sábado é dia de adotar um cãozinho em BH; veja dicas sobre posse responsável

Sábado é dia de adotar um cãozinho em BH; veja dicas sobre posse responsável

Quem deseja ter um animal de estimação não pode perder a feira Adotar é Tudo de Bom que acontece, neste sábado (14). O principal objetivo da iniciativa é encontrar um lar para cães que não têm para onde ir.

Para isso, é necessário que as pessoas interessadas assumam os compromissos de cuidar bem do novo amigo. Dados da Organização Mundia da Saúde (OMS) apontam que 30 milhões de animais estão abandonados no Brasil, sendo que 20 milhões são cães.

Os animais disponíveis para adoção já estão vacinados e castrados. Eles são da ONG Sociedade Mineira Protetora dos Animais.

Os interessados em oferecer um lar feliz para os cãezinhos, além de passarem por uma entrevista de avaliação de perfil, devem levar os seguintes documentos: originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.

Confira 10 dicas sobre posse responsável para uma decisão consciente de se ter um pet:

1) Pesquise sobre o animal e veja se ele é compatível com o seu estilo de vida e perfil familiar.

2) Quanto menor é a sua casa, menor deve ser o cão. Cachorros grandes, em um ambiente pequeno, podem ter problemas de adaptação.

3) Considere que o tempo médio de vida de um animal é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. Não haja por impulso.

4) Caso já tenha outros cães em casa, apresente o novo morador de forma gradual e fique sempre atento à convivência.

5) Mantenha o pet sempre dentro de casa, jamais solto na rua. E na hora do passeio, leve-o com uma coleira que contenha a plaquinha de identificação.

6) Evite as ninhadas indesejadas. Castre machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações.

7) Todo pet precisa de alimentação de qualidade, que leve em conta suas necessidades, e muita água fresca e limpa.  Seu bem-estar também depende de uma boa nutrição.

8) Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao Médico-Veterinário. Dê banho, escove e exercite-o.

9) Zele também por sua saúde psicológica. Dê atenção, carinho, ambiente adequado e reserve um momento do dia para as brincadeiras.

10) O Brasil tem milhões de cães abandonados. Cães adultos também se adaptam com facilidade às mudanças e tem condições de oferecer e receber muito carinho.

SERVIÇO

Feira de Adoção Adotar é Tudo de Bom

Quando? Sábado (14) das 11h às 16h;

Onde? Petz Savassi – avenida Nossa Senhora do Carmo, 1448 – São Pedro – Belo Horizonte.

Roberth Costa

Roberth Costa é publicitário, repórter e editor no Bhaz.

Comentários