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[Acelera Aí] Volvo lança o utilitário-esportivo XC40, que vai encarar Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA

A marca sueca lançou esta semana em Itajaí, litoral de Santa Catarina, o seu novo utilitário-esportivo compacto: o XC40, que chega ao mercado brasileiro em três opções, todas equipadas com motor 2.0, que gera 192cv ou 255cv de potência; câmbio automático de oito velocidades, tração integral e muita tecnologia. Em nosso primeiro contato, o novo Volvo mostrou que tem bons argumentos para encarar Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA.

Segundo o presidente da Volvo do Brasil, Luís Rezende, o novo XC40 se mostrou competitivo já na pré-venda, quando foram fechados mais de 1.000 pedidos. O modelo, que chega para competir com Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA, foi desenvolvido sobre a nova plataforma modular CMA (Compact Modular Arquitecture), que será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo os modelos totalmente eletrificados. Para garantir uma boa zona de deformação programada e preservar o habitáculo, a carroceria do XC440 alumínio e diversos tipos de aço, incluindo os de ultra alta resistência.

As linhas do XC40 seguem a expressão pura do design escandinavo e combinam robustez e elegância. Destaque para o capô longo e os largos para-lamas, que dão imponência ao modelo; para a linha de cintura alongada e para os faróis Full LED, que incorporam quatro funções: auto-direção, acompanhando o giro do volante; adaptador de luz alta, para evitar o ofuscamento; nivelamento automático, mantém a posição adequado de acordo com os passageiros e a carga que o veículo carrega; e acendimento automático.

Na traseira, chamam a atenção as lanternas características que marcam os outros SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria. A esportividade é expressada também pela cor do teto diferente da cor da carroceria na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio. O novo Volvo mede 4,42m de comprimento, 1,86m de largura, 1,65m de altura e 2,70m de entre-eixos.

Por dentro, o design do XC40 também traz o inconfundível traço escandinavo e um amplo espaço, que acomoda bem cinco adultos. O novo Volvo tem painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas. Em nosso test drive, ele se mostrou muito útil exibindo os mapas de navegação. A versão topo de linha tem sistema de som Harman Kardon de 600W de potência. No porta-malas, que tem tampa que pode ser aberta por gesto (passando o pé embaixo do para-choque) ou por botão, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro.

Destaque para o Sensus Connect, com tela antirreflexo sensível ao toque de nove polegadas de LCD no painel central, navegação e funções acessadas por comando de voz. A integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço que desbloqueia remotamente as portas, dá a partida remota e liga a climatização, possibilita o rastreamento, localização e imobilização remota se o carro for roubado e oferece assistência 24h. O serviço é grátis nos primeiros dois anos e, depois, custa R$ 800 por ano.

São duas opções de motor 2.0: no T4, ele gera 192cv de potência e 30,6kgfm de torque; e, no T5, desenvolve 255cv e 35,7kgfm, respectivamente. O câmbio é automático, de oito velocidades; e a tração, integral. Com o T5, o XC40 chega a 230km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos. O motorista pode escolher cinco modos de condução, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção: Eco, Confort, Off-road, Dynamic e Individual (customiza a configuração).

A Volvo diz que o XC40 é o primeiro SUV compacto com condução semiautônoma, que inclui controle de cruzeiro adaptativo (freia e acelera automaticamente, de acordo com o ritmo do trânsito), frenagem automática, para evitar e reduzir o risco de colisão; Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária; sistema de alerta de mudança de faixa e sistema de proteção em saída de estrada. O pacote de segurança ainda inclui sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, dentre outros.

Texto: Eduardo Aquino (*)

Fotos: Volvo/Divulgação

(*) Jornalista viajou a convite da Volvo do Brasil.

 

Versões, preços e principais equipamentos

Volvo XC40 T4 (R$ 169.950) – Pacote Sensus Conect, que reúne os dispositivos de navegação, conectividade e entretenimento, com tela central de 9 polegadas, painel de instrumentos configurável de 12,3 e sistema de som de 80 W; ar-condicionado, sensor de estacionamento, faróis full-led e um pacote de segurança que inclui alerta de mudança de faixa, frenagem automática, proteção contra saída involuntária da estrada, ESP, auxílio de partida em rampas e assistente em declives.

Volvo XC40 T5 Momentum (R$ 194.950) – Em relação à versão T4, a Momentum acrescenta sistema de som de 250 W, carregamento de celular por indução, ar-condicionado de duas zonas, câmera de estacionamento e sistema que possibilita cinco modos de condução (Eco, Confort, Off-road, Dynamic e Individual).

Volvo XC40 T5 R-Design (R$ 214.950) – Em relação à T5 Momentum, a R-Design soma um sistema de som Harman Kardon de 600 W, leitor de placa de trânsito, teto solar, trocas de marcha no volante, piloto automático adaptativo e um pacote de direção semiautônoma, que controla acelerador, freio e direção, sob supervisão do motorista.

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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