Estados Unidos encerram bombardeios na Síria e Trump diz: ‘Missão cumprida’

O presidente dos Estados Unidos, Donal Trump agradeceu em seu perfil no Twitter a cooperação entre França e Reino Unido nos bombardeios aéreos realizados na Síria na noite desta sexta-feira (13). “Não poderia ter tido um resultado melhor. Missão cumprida”, postou Trump.

A decisão de encerrar os ataques foi tomada após os países atingirem os três alvos descritos como locais de “capacidades químicas”: um centro de pesquisa científica localizado na capital, Damasco; uma instalação de armazenamento de armas químicas, localizada a oeste de Homs; e ainda uma terceira próxima ao segundo alvo, que serviria – segundo o Pentágono – de armazém de equipamentos de armas químicas, além de um posto de comando.


Os ataques foram detalhados pelo Departamento de Defesa norte-americano em uma coletiva na noite de ontem. O general Josefh Dunford, presidente do Joint Chiefs (um comitê de assessoramento do Pentágono) disse que os Estados Unidos identificaram alvos sírios. Segundo ele, a “rodada de ataques aéreos já havia sido encerrada”.

“Os alvos que foram atingidos e destruídos estavam especificamente associados ao programa de armas químicas do regime sírio. Também selecionamos alvos que minimizariam o risco para civis inocentes”, disse o general, durante a entrevista.

Menos duas horas antes, Donald Trump tinha anunciado que os bombardeios haviam começado. Os bombardeios foram as respostas prometidas pelos Estados Unidos ao suposto ataque químico atribuído ao governo de Bashar Al Assad, à cidade de Duma há sete dias.

O secretário de Defesa, James Mattis, também participou da coletiva. Ele disse que até aquele momento não havia “relatos de perdas para o exército americano”. O Pentágono ainda não comentou as declarações da TV síria, de que pelo menos 13 misseis teriam sido interceptados em Homs, o que teria segundo a estatal de televisão, frustrado o ataque.

Mattis não deu declarações sobre resultados, mas ponderou que, embora o ataque aos três locais tenha sido finalizado, isso não quer dizer que não haverá outros. “O objetivo é realizar uma campanha sustentada para que armas químicas deixem de ser usadas na Síria”, disse.

Os ataques foram realizados por volta das 22h desta sexta-feira no horário de Brasília.

Da Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!