Alunos de direito postam foto de formatura com gesto obsceno e caso será investigado

Reprodução/Instagram

Estudantes do curso de direito Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, postaram uma foto, em uma rede social, em que faziam um gesto obsceno, que lembra a genitália feminina. A foto publicada no Instagram foi parar em uma sindicância na universidade e duramente criticada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia.

O alunos estão formando no curso de direito da UFCG, no Sertão da Paraíba. Após a imagem viralizar, uma nota de retratação foi emitida no último domingo (15), também no Instagram, pelos estudantes que aparecem na foto, nela, afirmam que “de certo modo ingênuos ao não perceberem que tal imagem poderia trazer uma conotação negativa da imagem da mulher”. Os estudantes também reiteraram que “o referido gesto tratou- se de uma brincadeira em alusão a gesto difundido no meio do futebol” e que “em nenhum momento, nós, alunos e futuros profissionais do Direito, tivemos a intenção de ofender ou diminuir quem quer que seja, tampouco de difundir ou incentivar qualquer conduta ilícita ou misógina. Repudiamos toda e qualquer forma de violência!”.

Gesto foi feito por Ronaldinho Gaúcho enquanto estava no Barcelona em 2016 e repetido por Neymar Jr. em 2014 (Reprodução/Twitter)

A Universidade Federal de Campina Grande informou, através de nota, que uma sindicância foi aberta para apurar o caso e que “qualquer tipo de comportamento ofensivo à ética e aos valores morais ensinados (pela instituição)”. Além disso, também foi informado que as medidas administrativas serão tomadas, de acordo com a direção do centro de ciências jurídicas do campus de Sousa da UFCG.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, soltou uma nota em seu perfil pessoal sobre o caso. “Não podemos assistir pacificamente a um ato de sexualização da imagem feminina que afronta as mulheres de um modo geral e não só as advogadas, com gestos obscenos relacionados à anatomia do seu sistema reprodutor, como se observa na foto postada”, afirma.

O Diretório Acadêmico de Direito da UFCG também manifestou uma nota de repúdio ao ato.

NOTA DE REPÚDIO #DAAM #Direito #CCJS #UFCG

Uma publicação compartilhada por D. A. Antônio Mariz (@daamufcg) em

Após muitas críticas, a publicação foi retirada do Instagram. “De fato, após diversas críticas, percebemos que fomos de certo modo ingênuos ao não perceberem que tal imagem poderia trazer uma conotação negativa da imagem da mulher. Concordamos com muitas críticas e concluímos que nosso ato foi inapropriado e reprovável. Muitas críticas foram justas e nos ajudaram a reconhecer nosso erro, excluindo a publicação e pedindo desculpas públicas em nossas redes sociais. Entretanto, gostaríamos de frisar que estamos sendo alvos de críticas ou imputações que fogem da realidade na qual vivemos e praticamos, bem como da nossa personalidade. […] Como estudantes, cidadãos ou futuros profissionais do Direito somos mais do que tudo seres humanos, suscetíveis a erros. Portanto, reiteramos nosso pedido de desculpas e aproveitamos o ensejo para pedir a compreensão de todos neste momento tão delicado”.

Reprodução/Instagram
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!