Após se tornar réu, Aécio diz que denúncias são ilegais e feitas por um flagrante armado

Após o Supremo Tribunal Federal (SRF) aceitar a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por corrupção passiva e obstrução de justiça, o senador que, agora, é réu divulgou um posicionamento.

Todos os cinco ministros que analisaram a denúncia votaram a favor pelo crime de corrupção passiva (5 a 0). Já em relação à obstrução de Justiça, o placar foi 4 a 1, já que o ministro Alexandre de Moraes, último a votar, recusou a denúncia com base no último crime.

Em nota à imprensa, Neves considerou que as denúncia foram construídas sobre sucessivas ilegalidades. Além disso, disse estar confiante para provar sua inocência. Confira a nota na íntegra:

Recebo com serenidade a decisão da 1ª Turma do STF, confiante de que, agora, haja espaço para a apresentação e avaliação das provas da defesa.

Estou sendo acusado tendo como base uma ardilosa armação de criminosos confessos, aliados a membros do Ministério Público, que construíram um enredo para aparentar que cometi alguma ilegalidade. Não cometi crime algum.

Minha prioridade será apresentar à Justiça todos os fatos que demonstram a absoluta correção dos meus atos e de meus familiares. Não tenho dúvida de que isso será demonstrado. A verdade há de prevalecer.

Não posso deixar de alertar que as denúncias que hoje a mim fazem foram construídas sobre sucessivas ilegalidades. É preciso que a Justiça reconheça em definitivo que não se pode considerar válidas denúncias originadas de um flagrante armado com o intuito de gerar impressão de crime, já que não há qualquer prova de que crime houve.

É preciso ainda esclarecer que a atividade parlamentar não pode ser criminalizada por aqueles que não concordam com opiniões e propostas apresentadas por deputados e senadores. E isso não em meu benefício, e sim em respeito à lei, à democracia.

Não esmorecerei enquanto não provar minha inocência. Vou fazê-lo em respeito à minha vida pública, à minha família e aos milhares de brasileiros, e especialmente mineiros, que confiaram em mim durante 32 anos de mandatos consecutivos”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!