[Acelera Aí] JAC lança opção de câmbio CVT com motor 1.6 para o SUV T40

Lançado em setembro do ano passado apenas na versão com câmbio manual, o utilitário-esportivo compacto da marca chinesa ganhou agora a opção do câmbio CVT (continuamente variável). A mudança veio acompanhada de motor 1.6 (aumentaram a cilindrada do 1.5), novo quadro de instrumentos, bancos em couro, sistema start/stop e sensor de estacionamento dianteiro.

O T40 é, de longe, o modelo de maior expressão da JAC no mercado brasileiro. Para se ter uma ideia do tamanho dessa participação, a versão manual, lançada em setembro de 2017, representa 70% das vendas da marca no Brasil. O otimismo é grande por parte do presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib. Durante o lançamento esta semana em São Paulo, ele disse que “o T40 CVT dá a arrancada para fecharmos 2018 com o dobro de vendas em relação ao ano anterior: rumo a 8 mil unidades”.

Para deixar o modelo mais competitivo, num segmento que é bastante disputado no mercado brasileiro, a JAC resolveu aproveitar a oportunidade do lançamento da opção com câmbio CVT para colocar mais alguns atrativos: motor 1.6, ar-condicionado com regulagem automática de temperatura, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento dianteiro (na versão com câmbio manual tem apenas sensor traseiro), computador de bordo com função de auto-diagnose, sistema start/stop e novo quadro de instrumentos.

No caso da principal novidade, em nossa primeira impressão, rodando pelo trânsito urbano da capital paulista e por boas estradas até a cidade de Itu, no interior, o CVT mostrou que é um item interessante de conforto no tumultuado trânsito, evitando as constantes trocas de marcha. Nessa condição, o novo sistema start/stop (que desliga o motor nas paradas) se mostrou muito útil na redução do consumo. Na estrada, porém, carece de um pouco mais de agilidade nas retomadas de velocidade.

O novo motor 1.6 (1.5 com aumento na cilindrada), que rende 138cv de potência e 17,1kgfm de torque, parece ter casado bem com o câmbio CVT. O problema é que, por enquanto, ele não será flex, consumindo apenas gasolina. Outra novidade, o sensor de estacionamento dianteiro, ajuda nas manobras, pois as vagas nos centros urbanos estão cada vez mais apertadas. Outra mudança muito bem vinda foi o novo quadro de instrumentos, que melhorou bastante a visualização para o motorista.

Outro atrativo interessante é a JAC Connect Front Camera. Em conjunto com o aplicativo JAC View, o sistema é capaz de registrar filmes (com áudio) de todos os trajetos percorridos pelo T40. Assim como a maioria dos modelos chineses vendidos no Brasil, o grande apelo do T40 é a lista de equipamentos bem recheada. Confira abaixo os principais equipamentos e o preço.

Texto e fotos: Eduardo Aquino (*)

(*) Jornalista viajou a convite da JAC Motors do Brasil.

Principais equipamentos – Ar-condicionado automático, controle automático de velocidade, faróis com regulagem elétrica de altura do facho e LED diurno, faróis e luz de neblina, bancos revestidos em couro ecológico, travamento automático das portas a 15 km/h, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, câmera frontal, câmera de ré e sistema Isofix (para fixar cadeiras infantis).

Preço – R$ 69.990.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!