Justiça Federal de segunda instância nega mais um recurso apresentado por Lula

Por unanimidade, os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Curitiba (PR), negaram recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), condenado a 12 anos e um mês por receber propina da Construtora OAS  por meio de um triplex, em Guarujá (SP). Lula cumpre a pena desde o último dia 7, na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba.

“Depois de analisar todas as ponderações da defesa, é manifesta a inadmissibilidade dos embargos. Não se pode que a defesa busque rediscussão de aspectos já julgados”, declarou o juiz Nivaldo Brunoni em seu voto. Ele substitui o relator do caso, o desembargador João Pedro Gebran Neto, que está em férias. Os desembargadores Victor Laus e Leandro Paulsen o acompanharam no voto para rejeitarem o recurso.

Mesmo já estando cumprindo pena, o petista ainda pode recorrer da sentença junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, depois, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão de Lula antes do fim de todos os recursos foi possível depois que o Supremo negou habeas corpus a ele, para que aguardasse em liberdade o trânsito em julgado da sentença, ou seja a confirmação em todas as instâncias da sentença da condenação.

A prisão de Lula foi decretada pelo juiz Sérgio Moro, presidente dos processos da Operação Lava-Jato, depois que o (TRF4)  enviou ofício com autorização para que o petista iniciasse a execução da pena, no fim da tarde do último dia 5. Lula está condenado pelos crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O petista, no entanto, nega a propriedade do imóvel em Guarujá.

Da Agência Brasil

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!