Marca brasileira polemiza ao usar ‘cruz de ferro’ em coleção e recebe enxurrada de críticas na web

Divulgação

Um vídeo de uma marca brasileira de roupas tem dado o que falar desde a última semana. O criador é o estilista Henri Farias, que fala sobre o lançamento nas imagens. Na propaganda da nova coleção de inverno da “Lança Perfume”, as modelos aparecem com roupas que remetem ao militarismo em Berlim, na Alemanha. Em algumas peças, a cruz de ferro, conhecida por ser uma dos símbolos do nazismo, é exibida.

Muitas pessoas criticaram a marca. “Me diz uma coisa, vocês usariam a suástica também? Por que ela não foi exclusiva do nazismo. Sério, não faz sentido algum. Existe uma ‘militar’ no filme que é claramente uma referencia ao uniforme nazista. Se 99% das pessoas estão enxergando no nazismo nisso, vocês no mínimo são burros de não enxergar o erro que cometeram”, diz um dos comentários.

Em outro momento, um internauta diz que a marca não pode usar um regime genocida como inspiração para qualquer coisa. “Vocês são uma piada e uma afronta, principalmente por terem um público alienado que não entende bem o que estão vestindo, servindo como suas marionetes, como suas massas de manobra”, diz trecho do texto.

A “Lança Perfume” se manifestou na própria postagem e disse que a coleção Inverno 2018 é inspirada na Noite de Berlim e a mesma é dividida em subtemas. “Para a coleção de Inverno, temos: Militarismo; Cenas de Berlim; Noir (universo de Marlene Dietrich, nos cabarés da República de Weimar nos anos 30) e Muro de Berlim. Para o Alto Inverno possuímos as seguintes subtemáticas: Imperial; Cenas de Berlim; Baladas eletrônicas e Punk.

Utilizamos vários elementos e um deles foi a Cruz de Ferro e isso não é algo de criação nazista. A Cruz de Ferro foi instituída pelo Rei da Prússia ainda no século XVIII para homenagear os soldados prussianos que se destacassem por bravura no campo de batalha. Já, em 1871, quando a Alemanha foi formada, ela passou a ser adotada pelo exército alemão, e assim o é até hoje. Não é um elemento nazista, portanto”, diz o texto.

Veja a campanha:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

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