Homem é condenado a 36 anos de prisão por estuprar e arrancar coração de criança

Divulgação

Jairo Lopes, de 42 anos, foi condenado a 36 anos de prisão por um crime hediondo contra uma criança em 2016. O homem recebeu a sentença, nesta quinta-feira (19), pelo juiz Eliseu Silva Leite Fonseca por estupro de vulnerável, homicídio e ocultação de cadáver. O criminoso cumprirá pena em regime fechado.

A vítima foi Raiane Aparecida Cândida, de 10 anos, na cidade de Buenópolis, Minas Gerais. No fim da julgamento, o magistrado reforçou que o réu teve conduta altamente reprovável, afirmou que foi um crime que chocou a sociedade e teve repercussão internacional. Contudo, o juiz reiterou que espera que o réu consiga uma transformação social em benefício da população. Do lado de fora do tribunal, aproximadamente 150 pessoas gritavam palavras de ordem contra o condenado e exigiam justiça.

O réu foi julgado e condenado no Fórum Alfredo Machado, no centro da cidade. Ele chegou junto a agentes penitenciários e está detido no penitenciária José Martinho Drummond, de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de BH.

Relembre o crime

De acordo com o processo, a menina saiu de casa no distrito de Siriema, que fica a 30 quilômetros da área urbana da cidade, para pegar uma condução que a levaria para a escola na zona rural de Buenópolis. Porém, Raiane Aparecida Cândida nunca chegou a pegar o ônibus. O corpo da criança foi encontrado dois dias após o crime na beira de uma estrada.

O assassino confessou o crime no momento em que foi preso. De acordo com o condenado, ele abordou a criança, e ainda caminhou com a vítima durante quatro quilômetros, enquanto estava viva e a estuprou. Quando chegou na mata, fez um corte no estômago da criança e arrancou seu coração. O réu disse que enterrou órgão próximo a um rio, mas não soube informar o local exato.

Jairo Lopes conta que primeiro estrangulou a garota e depois usou uma faca para matá-la. De acordo com o criminoso, o coração da garota foi arrancado para certificar-se da morte e garantir que ela não denunciasse o estupro.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!