Decisão do julgamento de Eduardo Azeredo é publicada; defesa apresentará recursos

Reprodução/Agência Brasil

A decisão do julgamento em 2ª Instância do ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB) foi publicada nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial do Judiciário. Com isso, sua defesa tem até dois dias para poder apresentar recursos contra a decisão dos desembargadores. Nesta contagem, é excluído o fim de semana. Por conta disso, o prazo para a defesa de Azeredo apresentar os recursos será até a segunda-feira (30).

Por três votos a dois os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) mantiveram a condenação de Azeredo em segunda instância. O político mineiro foi acusado de ter montado um esquema irregular de campanha com o desvio de recursos públicos do estado, diretamente ou por meio de empresas estatais. Ele foi condenado a 20 anos e um mês de prisão.

Na terça-feira os desembargadores também decidiram que Azeredo só poderá ser preso quando esgotarem todos os recursos no TJMG.

Eduardo Azeredo foi condenado em 2015 e teve sua pena confirmada por dois votos a um, pela 5ª Câmara Criminal do TJMG, em agosto de 2017. O julgamento dos recursos de Azeredo em segunda instância aconteceu 11 anos depois que ele foi denunciado em 2007.

Segundo o processo, os crimes tiveram origem no período de reeleição do tucano do governo ainda em 1998. Na denúncia, o político é acusado de ter montado um esquema irregular de campanha com desvio de recursos públicos do estado, diretamente ou por meio de empresas estatais.

Decisão foi publicada nesta quinta-feira (Reprodução/Diário Oficial do Judiciário)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!