Azeredo ganha mais tempo para apresentar novo recurso à sentença

Condenado a 20 anos e um mês de prisão por envolvimento no escândalo do mensalão,  o governador Eduardo Azeredo ganhou mais tempo para recorrer da sentença, depois que o desembargador Júlio César Lorens, acatou agravo regimental apresentado pela defesa do tucano solicitando que notas taquigráficas da sessão do dia 24 fossem anexadas à ação. Nela, a pena foi confirmada pelos desembargadores.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG), a decisão terá influência direta na contagem dos prazos. A  tramitação na Corte dos embargos declaratórios, apresentados pela defesa na última segunda-feira, 30, contestando a decisão de 24 de abril, só será retomada depois que a decisão sobre as notas seja cumprida. Na última votação, os desembargadores por 3 votos a 2 foram favoráveis à manutenção da prisão.

No despacho, o desembargador afirma que foi deferida “a juntada aos autos das notas taquigráficas da defesa e da acusação”, “com a consequente reabertura do prazo recursal”, exatamente como requerido pela defesa à f. 12.190. Feita a juntada na forma pleiteada, determino a imediata reabertura do prazo para interposição de eventual recurso, conforme requerido”.

Apesar de se tratar apenas de formalidade processual, o advogado de Azeredo, Castellar Neto, negou que o pedido teve caráter protelatório. Segundo ele, o embargo declaratório será redigido com base também nas notas taquigráficas. O ex-governador completa 70 anos no próximo dia 9 de setembro. Nessa idade, a legislação prevê a possibilidade de extinção da pena.

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!