[Acelera Aí] Com a versão Challenge, a picape Hilux ganha roupa aventureira e disposição para o fora-de-estrada

Andamos na versão aventureira da picape da Toyota, que tem motor diesel 2.8, tração 4×4 e câmbio automático de seis marchas. Além da disposição para o fora-de-estrada, a Challenge tem visual que agrada aos “aventureiros de plantão”: rodas, grade, protetores de para-choque, santantonio e estribos laterais na cor preta; adesivos por toda a carroceria e detalhes vermelhos no interior.

A Challenge surgiu como substituta da versão SR diesel e ganhou uma roupagem esportiva exclusiva, que inclui, além dos adesivos que identificam a versão, vários itens na cor preta: rodas de liga de 17 polegadas, protetor de para-choques, santantonio com a marca Challenge encrustada, grade do radiador, maçaneta e estribo lateral tubular. Seguindo a mesma linha, os faróis têm máscara negra e as lanternas traseiras são escurecidas. As opções de cor da carroceria são apenas branco ou vermelho.

Por dentro, a opção aventureira é marcada pelas costuras vermelhas, pelo painel com detalhes em preto e vermelho e pelos tapetes exclusivos. O nível de acabamento poderia ser um pouco melhor. Por outro lado, o tecido que forra os bancos é de toque agradável e é compatível com o nosso clima. A tela de tele polegadas do sistema multimídia possibilita uma boa visualização de todos os recursos que ela oferece, em especial o da câmera de ré, uma importante aliada para realizar manobras com segurança. O volante tem comandos que facilitam a vida do motorista ao acessar telefone, áudio, vídeo (o multimídia tem DVD e TV Digital) e computador de bordo.

Com o ajuste (manual) de altura do banco do motorista e as regulagens (de altura e distância) da coluna de direção, fica fácil encontrar uma boa posição de dirigir. Os retrovisores têm bom tamanho e ajudam na visibilidade traseira. Todos os comandos estão bem posicionados. O nível de conforto é bom e, na lista, vale citar o porta-luvas com refrigeração, que veio a calhar para manter uma água gelada em um engarrafamento com sol a pino. Por outro lado, faltam saídas do ar digital para o banco traseiro.

Rodamos com a Challenge por estradas de bom piso e de terra e trechos urbanos. Primeiro, vale destacar o bom fôlego do eficiente motor 2.8 diesel, que conta com turbo de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. Isso pode ser traduzido em força já em baixas rotações e nível baixo de consumo nas várias situações que rodamos. O câmbio automático trabalhou de forma suave. Na terra, destaque para o sistema 4×4 (que pode ser acionado por botão no painel), para o bloqueio do diferencial e para os bons ângulos de entrada e saída e para o vão livre.

O pacote de segurança inclui itens importantes, como airbag o joelho do motorista e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, mas deixa de fora airbags laterais, assistente de descida e de reboque e controles de tração e estabilidade. Embora não seja uma referência no segmento em termos de conforto, a suspensão consegue absorver bem as irregularidades do piso. Carregamos a caçamba com 500 quilos e o nível e conforto melhorou sensivelmente. A direção está bem calibrada, mas merecia uma assistência elétrica.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 2.8, 16V, injeção direta de diesel, que potência de 177cv (a 3.400rpm) e torque de 45,9kgfm (entre 1.600 e 2.400 rpm)

Câmbio – Automático de seis velocidades, tração 4×4 (acionada por botão no painel)

Direção – Assistência hidráulica

Suspensão – Independente, com duplos braços triangulares na dianteira; e eixo rígido na traseira

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – De liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus 265/65 R17

Dimensões – Comprimento, 5,35 m; largura: 1,85 m; altura, 1,81 m; e entre-eixos, 3,08 m

Tanque – 80 litros

Capacidade de carga – 1.000 quilos

Peso – 2.130 quilos

Principais equipamentos de série – Acendimento automático dos faróis, ar digital e automático, chave do tipo canivete, coluna de direção com regulagem de altura e distância, computador de bordo, controle automático de velocidade, protetor de caçamba, sistema multimídia (com tela de sete polegadas sensível ao toque, TV Digital, DVD, GPS, câmera de ré e entradas USB e AUX), volante com vários comandos, airbag de joelho, alarme, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e bloqueio do diferencial com acionamento elétrico.

Preço – R$ 162.800

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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