Sebrae oferece atividades para microempreendedores individuais; inscrição é gratuita

(Paulo Márcio/Sebrae/Divulgação)

Para orientar microempreendedores individuais (MEI), que querem melhorar a gestão de seu negócio, ou até mesmo para aqueles que querem se formalizar e não sabem como, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove a Semana do Microempreendedor Individual dos dias 14 a 19 de maio em todo Brasil, com inscrições gratuitas.

As capacitações acontecerão em três locais: na Casa da Economia Criativa, na Savassi, onde haverá as palestras Como gerar e aumentar a lucratividade da sua empresa (14/5) e Mídias sociais e conversão de vendas(17/5). Os empreendedores também poderão participar da oficina Planejamento Pessoal no Negócio com Lego Serious Play (16/5) e de atendimentos individuais em finanças (15/5).

Outro local é o Ponto de Atendimento do Sebrae no Shopping Uai, próximo à Rodoviária, a programação também será realizada de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Entre as atividades as oficinas: Como ser MEI na prática (14 e 18/5), Como controlar o seu dinheiro (15/5), Como planejar sua empresa (16/5) e Aprenda como formar preço de venda (17/5).

Já na sede do Sebrae Minas, no bairro Nova Granada, as capacitações acontecem nos dias 14 e 15 de maio, segunda e terça-feira, a partir das 13h. Na programação estão as palestras Como utilizar as redes sociais de forma estratégica no seu negócio, Conheça mais sobre o Código de Defesa do Consumidor, MEI: Como se formalizar, Transforme seu negócio em um poderoso ponto de venda, Estratégias para encantar e fidelizar clientes, Previdência e aposentadoria, Mídias sociais para o Microempreendedor Individual, Qualidade no atendimento ao cliente e Os pequenos também podem – Como utilizar a tecnologia no seu dia a dia.

Em Belo Horizonte, o empreendedor que ainda não é MEI, poderá se formalizar gratuitamente e na hora. Para isso, basta que os interessados levem a documentação de consulta prévia do estabelecimento realizada na prefeitura (autorização para registrar a empresa no local desejado), além de documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e número do recibo da Declaração de Imposto de Renda (caso não tenha feito, será necessário apresentar o título de eleitor). Para mais informações da programação e realização das inscrições gratuitas e podem ser feitas através do www.semanadomeimg.com.br.

 

MEI em Minas

De acordo com a Receita Federal, até o último dia 30 de abril, Microempreendedores Individuais (MEI) já somam mais de 788 mil em Minas Gerais, representando 61% das 1,2 milhão de pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional no estado. Em Belo Horizonte, esse percentual é de 65%, ou seja, das 206.130 empresas que aderiram ao regime tributário simplificado, 133.621 são MEI e 72.509 são Micro e Pequenas Empresas (MPE).

As vantagens oferecidas pela formalização e o aumento do desemprego têm sido alguns dos motivos que estão despertando o interesse dos trabalhadores que faturam até R$ 81 mil por ano em se tornar um MEI.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!