Já pensou estudar no Japão? Governo oferece bolsa de estudos para brasileiros

Em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil, o governo japonês está oferecendo oportunidades de estudo para estudantes brasileiros, através das bolsas MEXT (do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia Japoneses).

As bolsas MEXT oferecem passagem de ida e volta para o país, curso de língua japonesa e um valor entre R$ 3 mil a R$ 5 mil para manutenção do estudante no país, além da isenção das anuidades dos cursos que serão oferecidos.

Para se candidatar, o interessado deve ter recomendação de algumas das universidades japonesas participantes do programa, ou se encaminhar a um dos consulados ou embaixadas do Japão no Brasil ( que estão localizadas nas cidades de São Paulo, Belém, Recife, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre).

Brasileiros que possuam dupla nacionalidade japonesa não são elegíveis para a bolsa.  Ao todo são três modalidades do MEXT, e os pré-requisitos variam para cada modalidade, confira mais detalhes e a data das inscrições abaixo:

Bolsa MEXT para Pesquisa e Pós-Graduação

Período de Inscrição: 2 a 29 de Maio
Com duração de 2 ou 3 anos, o programa é voltado a jovens de até 34 anos que desejem realizar pesquisas em universidades japonesas. Oferece a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado, caso o estudante seja aprovado no exame de admissão da instituição de ensino. É necessário possuir graduação completa ou estar no último ano de graduação, comprovar proficiência em inglês ou japonês e apresentar projeto de pesquisa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa.

Bolsa MEXT para Graduação

Inscrição: de 21 de maio a 18 de junho
Voltado para estudantes com ensino médio completo que desejam fazer a graduação em uma universidade japonesa, nas áreas de ciências naturais, sociais e humanas. A duração é de cinco anos, e, para ser admitido, é necessário ter entre 17 e 21 anos de idade e apresentar bom domínio da língua inglesa ou japonesa.

Bolsa MEXT para Escola Técnica

Inscrição: de 21 de maio a 18 de junho
A Escola Técnica no Japão oferece cursos em diversas áreas da engenharia e ciências tecnológicas, com alto nível de excelência. Essas bolsas MEXT têm duração de quatro anos, exigem ensino médio completo e bom domínio da língua inglesa ou japonesa.

Bolsa MEXT para Curso Profissionalizante

Inscrição: de 21 de maio a 18 de junho
De curta duração, as escolas profissionalizantes oferecem cursos de até 3 anos em áreas específicas, como nutrição, administração e tecnologia, visando a inserção rápida de jovens no mercado de trabalho. Entre os pré-requisitos estão ter entre 17 e 21 anos, ensino médio completo e bom domínio de inglês ou japonês.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!