[Coluna do Orion] Dividido, MDB tem agora 3 opções: apoia o PT, outro partido ou candidatura própria

Adalclever, Anastasia e Pimentel são as opções do MDB neste ano

Além de curioso, o MDB é um partido totalmente partido, fragmentado. Até menos de dois meses atrás, estava dividido entre o apoio à reedição da aliança com o PT, do governador Fernando Pimentel, e a candidatura própria. Candidatura própria, convenhamos, o MDB não tem, neste ano, nome competitivo para conquistar o governo de Minas. Agora, fiel à sua natureza, surgiu outra fragmentação. Uma terceira ala já está pensando no apoio à pré-candidatura a governador do PSDB, do senador Antonio Anastasia.

Após o rompimento entre o MDB, da parte que o apoiava, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, Anastasia, admitiu abrir conversas com eles. Essa será, no entanto, uma opção mais complicada para o MDB, ou seja, fazer uma reviravolta em sua trajetória depois de cerca de 20 anos de oposição ao PSDB. Ainda assim, o MDB se adapta rapidamente às circunstâncias que o mantenham no poder.

No evento que liderou para reafirmar sua pré-candidatura, na segunda (14), Anastasia apresentou duas estratégias para voltar ao governo. Ressuscitar e reunificar a oposição ao governador Fernando Pimentel, por meio de conversas e tentativas de alianças com os pré-candidatos a governador Rodrigo Pacheco, do DEM, Dinis Pinheiro, do Solidariedade, e Márcio Lacerda, do PSB. Ou seja, com a desistência desses em favor do tucano. A segunda estratégia é atuar nos pontos fracos da administração de Pimentel, em questões como os atrasos nos repasses constitucionais aos municípios, referentes aos impostos ICMS e IPVA, e aos atrasos e parcelamentos na quitação dos salários dos servidores públicos.

De acordo com a escala de pagamento deste mês, nessa quarta (16), recebem a primeira parcela de R$ 3 mil os servidores da segurança pública e da saúde; os demais servidores, na sexta, 18. As outras parcelas serão pagas nos dias 25 e 30, para quem ganha acima de R$ 3 mil.

Nos bastidores, outro desafio de Anastasia é tentar desvincular-se de seu padrinho político, o senador Aécio Neves (PSDB), que, por conta de envolvimento em denúncias de corrupção da Lava Jato, não deverá entrar na chapa majoritária nem se apresentar ao lado dos pré-candidatos tucanos ao governo e à Presidência da República. Ante a ligação entre os dois, pode parecer artificial. Os adversários o lembrarão disso.

Definido rito do impeachment

Agora, o MDB tem a complexa crise que irá comandar na Assembleia Legislativa com o encaminhamento do processo de impeachment de seu aliado de dois meses atrás, o governador Fernando Pimentel (PT). A mesa diretora da Assembleia concluiu, na quarta (16), a definição do rito do processo de impeachment e adiou para a semana que vem a análise dos dois requerimentos restantes que pedem a anulação da tramitação da denúncia.

O rito ficou pronto antes da definição do prosseguimento ou não do processo. Nesse rito, são estabelecidos prazos, como a defesa do governador, em 10 dias, e outros 10 dias para apresentação de pareceres na Comissão Especial antes da votação do plenário. A tendência, pelo clima de rompimento, é de que os requerimentos sejam indeferidos, portanto, o prosseguimento do processo selaria o rompimento definitivo entre o MDB de Adalclever e o PT de Pimentel, numa declaração de guerra que deixará um dos dois derrotados e, como consequência, fragilizados para as eleições de outubro.

Os prejuízos institucionais também serão enormes, porque a Assembleia, que, até agora, nada votou, continuará sem aprovar projetos no meio dessa crise. Como haverá eleição em seguida, no dia 7 de outubro, pode-se prever que só votará o mínimo exigido por lei.

Presidenciáveis debatem com prefeitos

Os pré-candidatos a presidente irão participar de debate com os prefeitos de todo o país durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o evento acontecerá entre os dias 21 e 24 de maio na capital federal. Além do debate, haverá reuniões com bancadas parlamentares no Congresso Nacional, entre elas a mineira.

Mais de 300 prefeitos já confirmaram presença no evento, além de vereadores, secretários municipais e servidores de prefeituras mineiras. No dia 22 de maio, o destaque será para a reunião do 1° vice-presidente eleito da CNM, presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, com os prefeitos mineiros.

No dia 23, acontecerá a posse da nova diretoria, quando Julvan Lacerda assume o cargo de 1° vice-presidente da CNM. O novo presidente da entidade será o municipalista Glademir Aroldi. Nessa 21ª edição, o encontro será no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em parceria com a AMM e demais entidades estaduais e microrregionais municipalistas. Em 2017, o evento reuniu mais de oito mil participantes na capital federal.

(*) Jornalista político; leia mais no www.blogdoorion.com.br

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!