Home Guia Bhaz FIQ-BH chega na capital no fim do mês! Confira as atrações

FIQ-BH chega na capital no fim do mês! Confira as atrações

Está chegando a 10ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH), co-realizado pelo Instituto Periférico e pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

O FIQ-BH é o maior evento da América Latina dedicado ao gênero dos quadrinhos e será realizado de 30 de maio a 3 de junho de 2018, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. A edição de 2018 contará com oficinas, mesas redondas, bate-papos, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos e atividades interativas. Todas as atrações têm entrada gratuita.

O FIQ-BH conta com o patrocínio da Oi e da Cemig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Uma das presenças confirmadas no evento é a da homenageada da 10ª edição do FIQ-BH: Érica Awano, profissional de destaque entre os quadrinistas brasileiros, com reconhecida projeção internacional. Além da homenageada, também têm presença confirmada no FIQ-BH quadrinistas como o britânico Dave McKean, a belga Flore Balthazar, a francesa Gauthier, a alemã Claudia Ahlering e os italianos Zerocalcare e Mario Alberti, além dos brasileiros Eloar Guazzelli, Marcelo D’Salete, Dika Araújo, Rebeca Prado e Cris Eiko, responsável pela identidade visual do FIQ-BH 2018.

O FIQ-BH

Em 1997, quando Belo Horizonte comemorou seu primeiro centenário, a capital foi sede de diversos eventos e homenagens. Um deles, em especial, chamou a atenção de todos, com convidados nacionais e internacionais de renome, transformando BH, pela primeira vez, no maior ponto de encontro latino-americano de HQs. Era a 1ª Bienal de Quadrinhos, realizada nos espaços nobres e históricos da Serraria Souza Pinto. A partir de 1999, rebatizado como Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), o evento configurou-se como referência obrigatória para os quadrinistas e hoje pode ser considerado o principal do gênero na América Latina.

O FIQ-BH é um espaço propício para o encontro de profissionais e a troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam formação de jovens quadrinistas. A edição mais recente do FIQ-BH, realizada em 2015, recebeu mais de 80 mil pessoas do Brasil e de outros países.

Serviço

10º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH)

Quando? 30 de maio a 03 de junho de 2018

Onde? Serraria Souza Pinto – avenida Assis Chateaubriand, 809 – Centro

Mais informações? www.fiq.pbh.gov.br

Quanto? Entrada Gratuita

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

Comentários