Home Notícias BH Vem aumento aí! Conta de luz poderá ficar 25% mais cara; reajuste valerá neste mês

Vem aumento aí! Conta de luz poderá ficar 25% mais cara; reajuste valerá neste mês

Consumidores podem preparar o bolso, pois a conta de luz poderá ficar mais cara a partir deste mês. Na próxima semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciará o reajuste tarifário nas classes dos consumidores de alta, média e baixa tensão. O aumento poderá chegar a 25% e acontece a cada cinco anos.

Uma das justificativas da Aneel para elevar os valores das contas se dá pelo custo de geração de energia no país. No ano passado, as usinas térmicas precisaram ser acionadas de forma intensa no período de julho a dezembro, o que fez com que ocorresse o aumento do custo da produção. Essas usinas utilizam combustíveis fósseis.

No começo de março, a Aneel divulgou o valor preliminar do aumento (25%) e, após isso, foram realizadas audiências públicas sobre o tema, além de uma audição para que o valor fosse definido. “Esse número (porcentagem do reajuste) pode ser menor ou até mesmo maior”, explicou a Cemig.

Independentemente do reajuste que será estabelecido pela Aneel, a Cemig esclarece que ficará apenas com 4,1% do valor, pois os demais valores serão realocados para a compra de energia, transporte e encargos federais. O reajuste nas contas de luz acontecerá de forma imediata após a divulgação e passará a valer a partir do dia 28 deste mês.

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Comentários