[Coluna do Orion] Articulação nacional tenta reaproximar Pimentel e Lacerda nas eleições

Enquanto as definições não acontecem, haverá, até julho, intensas conversas, especulações, boataria e, também, muitas fake news. No campo concreto, o governador Fernando Pimentel (PT) está se mexendo, especialmente, depois que perdeu o apoio e aliança com o MDB mineiro para disputar a reeleição. E nesse cenário de nova polarização do PT com o PSDB, ninguém está enxergando espaço para a terceira via, razão pela qual a eleição poderia ser decidida em apenas um turno.

Tanto é que o PT de Pimentel, como o PSDB do rival, o pré-candidato a governador e senador Antonio Anastasia, tenta buscar apoios de outros candidatos. O mais visado dos concorrentes é o ex-prefeito Márcio Lacerda. A movimentação mais recente envolve o PT, o PSB do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda e o PDT do presidenciável Ciro Gomes.

A ideia seria o PT apoiar a reeleição do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que é do PSB; em troca, seu partido, o PSB de Lacerda não lançaria candidato a governador por aqui e apoiaria a reeleição de Pimentel e, no plano nacional, ambos apoiariam o presidenciável Ciro Gomes, que teria como candidato a vice-presidente Marcio Lacerda.

Haveria até uma reunião, em Belo Horizonte, na quinta (17), dos governadores do PT, mas os movimentos incomodaram a direção nacional do PT, que, por meio de nota da presidente nacional, senadora Gleise Hoffman, desautorizou a articulação. O encontro foi desarmado e outro foi realizado, nesta sexta (18), em Recife, para onde foi o governador Fernando Pimentel, sob o argumento e pauta de discutirem temas como o pacto federativo, Rio São Francisco e a proposta de privatização da Eletrobras. Claro que, entre um e outro, o assunto eleição entraria na ordem do dia.

São especulações, tentativas, mas os governadores do PT começam a ficar ansiosos porque suas alianças e campanhas estão paralisadas, enquanto o PT nacional prioriza a complicada candidatura presidencial de Lula, preso em Curitiba, cuja situação jurídica é o principal obstáculo.

Pimentel e Lacerda foram amigos pessoais no passado, quando dividiram a mesma cela da prisão nos tempos da luta armada contra o regime militar. Depois, em 2008, estiveram juntos, quando o petista se uniu ao tucano Aécio Neves, então governador de Minas, para apoiar a candidatura de Lacerda a prefeito de Belo Horizonte. Na reeleição deste, em 2012, Pimentel e Lacerda ficaram em campos opostos, onde estão até agora.

TJ de Minas julga último recurso de Azeredo

Está marcado, para a próxima terça (22), o julgamento, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do último recurso apresentado pelo ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) contra a sua condenação a 20 anos e um mês de prisão por peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro no esquema conhecido como mensalão tucano.

Em caso de indeferimento, Azeredo poderá ter a prisão decretada, seguindo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o qual a execução da pena pode ser iniciada após condenação em segunda instância da Justiça.

O Ministério Público estadual voltou a defender a prisão do ex-governador obedecendo a orientação do STF após esse julgamento. O embargo declaratório, o recurso em julgamento, só tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a decisão que condenou o tucano e não de alterar a sentença.

No dia 24 de abril, a Quinta Câmara Criminal do TJ negou por 3 votos a 2 outro recurso do tucano. Ainda cabem recursos ao STF e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas a decisão sobre a prisão ou não caberá ao Tribunal mineiro.

(*) Jornalista político; leia mais no www.blogdoorion.com.br

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!