BH tem noite mais fria do ano; em Minas, recorde foi de -1,6ºC, em Maria da Fé

Massa de ar de origem polar derrubou temperaturas em todo o país

O frio chegou forte a Minas neste domingo (20). Em Belo Horizonte, a mínima foi de 8,7ºC na manhã desta segunda-feira, na região da Pampulha, de acordo com informação do Instituto Tempo Clima PUC Minas. Em regiões mais elevadas da cidade, como o Belvedere, a sensação térmica foi de 5ºC. No Estado, a menor temperatura registrada foi em Monte Verde, no Sul de Minas, com 1,6ºC negativo.

Esfriamento é forte em todo o país

A forte e extensa massa de ar frio, de origem polar, que se espalhou sobre o Brasil neste fim de semana derrubou a temperatura no Sul, do Sudeste, no Centro-Oeste e também em Rondônia e no Acre, de acordo com informações do Climatempo. Na madrugada do domingo, as três capitais da região Sul e também Rio Branco, no Acre, registraram as menores temperaturas de 2018, até agora.

Em Curitiba, o Instituto Nacional de Meteorologia  de Meteorologia registrou um duplo recorde de frio no domingo: a madrugada e a tarde mais fria do ano até agora. A temperatura mínima foi de 6,5°C e a temperatura máxima foi de 15,7°C. O recorde anterior era para a mínima era de 11,8°C, no dia 18 de abril. O recorde anterior para a máxima era de 18,8°C, em 13 de fevereiro. Curitiba foi a segunda capital mais fria do Brasil neste domingo, perdendo para o recorde de 6°C de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Em Porto Alegre, a mínima foi de 9,8°C e igualou o recorde registrado na sexta-feira, 17 de maio. Mas a tarde do domingo também foi muito fria e a capital gaúcha bateu o recorde de menor temperatura máxima de 2018 pelo terceiro dia consecutivo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou máxima de 15,4°C no domingo, 16°C na tarde do sábado (19), e 16,8°C na tarde da sexta-feira (18).

O domingo também foi com duplo recorde de frio em Florianópolis. A capital catarinense teve a madrugada e a tarde mais fria de 2018. A temperatura mínima neste domingo foi de 12,6°C e a máxima foi de 22°C. O recorde anterior para a mínima era de 15,2°C, no dia 13 de maio. O recorde anterior para a máxima era de 23,0°C, em 17 de abril.

Em Rio Branco, o novo recorde de menor temperatura deste ano foi estabelecido com a temperatura mínima de 18,5°C, segundo o Inmet. O recorde anterior era 19,6°C, em 27 de março.

Todos os recordes de temperatura mínima podem ser batidos ou igualados nesta segunda-feira, 21 de maio. Além da forte presença do ar frio de origem polar atua sobre o Brasil, a pouca ou ausência de nuvens durante a noite do domingo e madrugada da segunda-feira vai, segundo o Climatempo,  acelerar a perda de calor na atmosfera e contribuir para aumentar o resfriamento do ar. Há chance de recorde também em Porto Velho, em Cuiabá, Goiânia e em  Brasília. No Sudeste, a madrugada de 21 de maio pode ser a mais fria de 2018, até agora, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. São Paulo e Belo Horizonte devem amanhecer com menos de 10°C.

Previsão para hoje

Para hoje, a previsão é de que o frio continue em Belo Horizonte e em todas as regiões do Estado. A capital deverá ter temperatura variando entre mínima de 8ºC, com a máxima não passando de 24ºC. O tempo deverá ser bom, com uma paisagem típica de inverno: sol sem nuvens e também sem chuvas. A previsão e do Climatempo.

A temperatura irá manter-se baixa em todas as regiões do Estado. Em Montes Claros, no Norte de Minas, onde o calor é constante, a mínima deverá ser de 16ºC e a máxima de 27ºC. Na região Leste do Estado, que é também caracterizada pelas altas temperatura, a mínima chegará a 14ºC hoje; a máxima prevista é de 28ºC.

No Sul, Zona da Mata e Triângulo, o frio deverá ser mais intenso que no Norte e Leste do Estado. Uberlândia, no Triângulo deverá registrar hoje mínima de 8ºC e máxima de 22ºC; em Varginha, a mínima também deverá ser de 8ºC, mas a máxima não passará de 20ºC; Juiz de Fora deverá ter mínima de 10ºC e máxima de 21ºC.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!