Atraso em entrega de uniformes revolta pais de alunos na Grande BH: ‘vai vir com o Papai Noel’

Umei Vereador Ailton Diniz integra a rede pública de Contagem

Pais de estudantes da rede municipal de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão reclamando do atraso na entrega do uniforme escolar para os filhos. Com a chegada da segunda quinzena de maio, a revolta é ainda maior. Isso porque o prazo estabelecido pela Secretaria de Educação do município (Seduc) era de que as crianças receberiam as peças na primeira quinzena do mês.

Por meio das redes sociais, vários pais têm reclamado sobre o atraso: “É só na escola da minha filha que ainda não recebeu o uniforme? O que está acontecendo? Já estamos quase no meio do ano já”, disse uma mãe. Nos comentários da publicação outros pais exigem que o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), entregue os uniformes.

A cobrança é ainda maior porque os uniformes não são comercializados. “No começo do ano fui à escola para comprar o uniforme, mas não tinha. Disseram-me que os alunos iriam ganhar. Cobro o uniforme, pois foi uma promessa feita com o nosso dinheiro”, afirmou outra mãe. O atraso gera até mesmo brincadeiras devido o ano letivo já estar chegando à metade. “Acho que o uniforme vai chegar junto com o Papai Noel”, “Pelo jeito uniforme só em agosto … agosto de Deus”, brincaram.

Bilhete entregue aos pais falava que uniformes seriam entregues em maio (Reprodução/Facebook)

Ao Bhaz, a Seduc informou que quatro empresas foram vencedoras da licitação para produzir os uniformes, mas que houve um atraso na logística de produção e que por isso as crianças ainda não os receberam. “O atraso não tem relação com a prefeitura”, afirmou a assessoria da Seduc.

Pais relataram que alguns estudantes teriam recebido os uniformes apenas para uma sessão de fotos e que na sequência foram obrigados a devolverem.

A secretaria afirmou que isso aconteceu, mas que os pais dos alunos fotografados estavam cientes de que se tratava de uma prova técnica para ver como ficaria. “Tudo foi feito com o consentimento dos responsáveis. Vamos entregar os uniformes de uma só vez em toda a rede”, afirmou.

Com o atraso na produção um novo cronograma foi feito e todos os uniformes devem ser entregues até o mês de julho.

Proposta era de que uniformes fossem entregues junto com o kit escolar (Divulgação/Prefeitura de Contagem)

Nota da Secretaria Municipal de Educação

A partir de 2018 a Prefeitura de Contagem passa a ofertar uniformes escolares a todos os 56 mil estudantes da rede municipal de ensino.

Por ser a primeira vez que o município oferta uniformes escolares, houve um atraso no processo licitatório. As empresas, vencedoras do processo, tinham até o dia 18 de maio para realizar a entrega dos kits. Porém, devido ao grande volume de peças, essas empresas alegaram que tiveram dificuldades para cumprir o prazo. A complexidade de produção, como grande volume de tecido, padronização de tinturaria e montagem das peças foram as alegações.

As empresas solicitaram que as peças fossem entregues no fim de junho. Prefeitura de Contagem lamenta os transtornos e se mostra insatisfeita com o atraso na produção. A Prefeitura de Contagem ainda salienta que enquanto os novos uniformes não chegam, os estudantes podem continuar utilizando as peças do ano passado, mesmo que tenham mudado de escola.

Já o estudante que ingressou na rede municipal de ensino neste ano pode ir para à escola sem uniforme. A Secretaria Municipal de Educação deixa claro que os pais não precisam comprar uniformes, pois os estudantes vão receber kits com peças para todas as estações do ano.

As escolas já foram orientadas sobre o processo de distribuição do uniforme escolar em 2018 e todos os estudantes devem continuar frequentando as aulas normalmente, independente se está ou não uniformizado.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!